Francisco Carlos Caldas

Este pensante apesar de cronologicamente idoso e ainda que não se sinta velho, é do tempo em que os enfrentamentos dos problemas de saúde, consultas, exames. remédios  maioria caseiros, nascimentos com parteiras, e a regra tudo pago de forma particular, ou seja, nada ou quase nada fornecido pelo Poder Público. E meio que nem o saudoso músico Teixeirinha, criado meio que sem conhecer remédio, principalmente da indústria farmacêutica.

Este quando criança (início da década de 1960) lembra uma vez quando num banquinho de ripas na área da casa da vó materna Querobina Rocha Dellê, o médico Guarapuavano Dr. Eloy Pimentel, esteve nos examinando, até hoje não sei porque motivo, talvez fosse um furúnculo que deixou um sinal na perna, e até porque fora problemas de estômago por extravagâncias alimentícias, não lembra ocorrência de outras enfermidades.

Que tenha conhecimento a Família deste, nunca recebeu um vidro ou cartela de remédio do Poder Público, nem uma consulta médica ou exame sem pagamento particular. Este vivente até os dias de hoje, do setor público só recebeu vacinas

Decorrente do art. 196 da Constituição Federal-CF de 1988 de 5/10/1988,  foi criado no País o  Sistema Único de Saúde-SUS, tendo como princípios básicos a universalização, equidade e integralidade.

Na medida do possível, este pensante evita ao máximo onerar SUS, com assistência médica, deslocamentos, remédios, exames, inclusive na primeira metade da década de 1990, quando mãe precisou colocar marca passo em Curitiba, a levou numa Parati preta, ano 1986 que tem até os dias de hoje, e de estadia, tiveram ajuda/apoio de parente e amigos.

Este pensante é fã, árduo defensor e parceiro do SUS, e tem saúde relativamente boa, apesar de tomar  remédio para pressão, cuidados com próstata, e há alguns anos tem com a esposa plano de saúde da UNIMED de custo mensal de R$1.539,38. Em outras palavras em regra só onera o SUS, com vacinas que recebe como da gripe e as 4 dozes que já tomou do Covid-19.

Este tem uma neta de 6 anos que já teve e tem problemas de saúde comuns de criança, e que na prática até hoje só onerou o SUS e a saúde pública de Pinhão, com  41 dozes de vacinas comuns/de praxe que tomou, entre as quais 2 de prevenção do Covid-19.

Este pensante têm atualmente 2 irmãos com câncer (um de linfoma), e na medida do possível, os mesmos fora quimioterapia e radioterapia, procuram não onerar muito o sistema com outras coisas, mas quando precisaram se valer da ajuda do sistema de saúde municipal, foram e estão muito bem atendidos. Algumas vezes que com um deles precisaram do Hospital Santa Cruz de Pinhão e São Vicente de Guarapuava, e da UOPECCAN  de Cascavel e foram muito bem atendidos. E da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão, ótimo atendimento, dos motoristas, Agentes Comunitários de Saúde-ACS a Secretários de Saúde.

Este pensante já fez e teve publicada na edição nº. 650 de 16/05/2014 do Jornal Fatos do Iguaçu, uma crônica intitulada “Como é bom ser bem atendido”. E ficamos triste, quando ouvimos informes, reclamações  ou distorções de maus atendimentos e também ataques ao SUS, ao sistema municipal de saúde, pois, temos muito respeito e valorizamos o sistema e os profissionais da área. A gente até entende, que o enfrentamento das demandas da área da saúde que em regra estão acima das possibilidades de atendimento das emergências e reais necessidades, é estressante e não há quase nada  fácil e prazeroso. Em função desse contexto, é fundamental cada um fazer a sua parte preventiva em tudo e na saúde, para evitar usar e onerar o sistema SUS, com atendimentos decorrente entre outras coisas, do alcoolismo, drogas, atos de riscos e acidentes;  inclusive da falta de planejamento familiar, de não adoção do neomalthusianismo se evitando elevado número de filhos, principalmente os mais pobres, por questões de saúde pública e também aspecto econômico e social, de moradia, alimentação, trabalho e fonte de renda  da geração do presente e futuro.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais