Com pneus usados, artesã pinhãoense gera renda e contribui com a natureza

Adquirir um veículo próprio é o sonho da maioria dos brasileiros, porém, ao longo do tempo é necessária a manutenção desse automóvel e entre os itens está o pneu, que precisam ser trocados, em média, a cada 40 mil quilômetros rodados. Para um carro com vida útil de 400 mil km, serão utilizados 40 pneus. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) menciona que para este material existem leis específicas para o seu descarte. No entanto, esse avanço caminha a passos lentos para sair do papel.

Os pneus ficam inservíveis para rodar em automóveis, ônibus ou caminhões e os fabricantes e importadores são obrigados a dar uma destinação adequada, porém, as regras não estão surtindo o efeito desejado, principalmente devido à falta de incentivos. Mas a artesã pinhãoense, Elisa Maria Oliveira Gonçalves, resolveu conciliar seus dons com esse material que a princípio não teria serventia. Munida de tesouras, furadeiras e facas bem afiadas, ela transforma o lixo em luxo e dá uma cara nova aos jardins e outros terrenos no município.

A artesã expos seus trabalhos durante a XI Festa do Pinhão. Ela contou que faz todo tipo de arte com pneus. “Trabalhamos com artesanatos em geral. Eu vi na internet alguns trabalhos onde o pneu é a matéria prima, achei bem interessante e como temos muitos pneus pelo município, resolvemos aproveitar o material. Trouxemos muitos modelos, mas já foram vendidos devido à boa aceitação. Fizemos pufs, vasos de flores. As pessoas que visitaram nosso estande gostaram da ideia”.

Elisa recicla e transforma o pneu em artesanato, uma forma de contribuir com a natureza. Segundo ela, é procurada por algumas pessoas que querem conhecer melhor a técnica. “Também ensinamos a arte, afinal o sol nasceu para todos”.

A artesã deixou seu número de telefone de contato (9824 0075 ou 9945 7544) para aqueles que quiserem mais informações de como fazer arte com pneus ou queiram encomendar um produto.

Compartilhe

Veja mais