Com pneus usados, artesã pinhãoense gera renda e contribui com a natureza
Adquirir um veículo próprio é o sonho da maioria dos brasileiros, porém, ao longo do tempo é necessária a manutenção desse automóvel e entre os itens está o pneu, que precisam ser trocados, em média, a cada 40 mil quilômetros rodados. Para um carro com vida útil de 400 mil km, serão utilizados 40 pneus. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) menciona que para este material existem leis específicas para o seu descarte. No entanto, esse avanço caminha a passos lentos para sair do papel.
Os pneus ficam inservíveis para rodar em automóveis, ônibus ou caminhões e os fabricantes e importadores são obrigados a dar uma destinação adequada, porém, as regras não estão surtindo o efeito desejado, principalmente devido à falta de incentivos. Mas a artesã pinhãoense, Elisa Maria Oliveira Gonçalves, resolveu conciliar seus dons com esse material que a princípio não teria serventia. Munida de tesouras, furadeiras e facas bem afiadas, ela transforma o lixo em luxo e dá uma cara nova aos jardins e outros terrenos no município.
A artesã expos seus trabalhos durante a XI Festa do Pinhão. Ela contou que faz todo tipo de arte com pneus. “Trabalhamos com artesanatos em geral. Eu vi na internet alguns trabalhos onde o pneu é a matéria prima, achei bem interessante e como temos muitos pneus pelo município, resolvemos aproveitar o material. Trouxemos muitos modelos, mas já foram vendidos devido à boa aceitação. Fizemos pufs, vasos de flores. As pessoas que visitaram nosso estande gostaram da ideia”.
Elisa recicla e transforma o pneu em artesanato, uma forma de contribuir com a natureza. Segundo ela, é procurada por algumas pessoas que querem conhecer melhor a técnica. “Também ensinamos a arte, afinal o sol nasceu para todos”.
A artesã deixou seu número de telefone de contato (9824 0075 ou 9945 7544) para aqueles que quiserem mais informações de como fazer arte com pneus ou queiram encomendar um produto.