Receita de José Araújo Netto

Que tal um pão muito mais crocante, perfeito para ser utilizado em preparos como a brusqueta, desenvolvido com muita facilidade em casa? Então, esse é o Pão Crocante de Panela, uma receita especial de JoséAraújo Netto, idealizador de grandes referências do mercado gastronômico nacional: do Bar Quermesse, O Bar do Açougueiro, Porks – Porco & Chope e Mr. Hoppy.

Ingredientes

– 600ml de farinha

– 300ml de água

– 20g de sal

– 10g de açúcar

– 5g de fermento biológico seco

– 50g de Lemon Pepper

Modo de preparo:

Parte 1) Misture todos os ingredientes em uma bacia. Vá adicionando a água aos poucos e mexendo com uma colher de pau. Depois de misturado é hora de colocar a mão na massa. Amasse até a massa desgrudar da mão.

Parte 2) Unte uma forma. Deixe a massa descansar por 10 minutos com um pano por cima para não pegar vento frio. Sove a massa por 10 minutos e, na sequência, deixe descansar por 40 minutos. 

Parte 3) Coloque a massa em uma panela de ferro untada. Pré-aqueça o forno a 230 graus. Asse o pão por 40 minutos. Para completar, coloque 100ml de água na bandeja dentro do forno e aguarde evaporar. Isso fará com que o pão asse com um pouco de vapor, deixando a casca mais crocante. 

  

Compartilhe

Veja mais