Parque Industrial | Estrada Velha próximo ao bairro Dois Irmãos – Fotos: Depto de Comunicação/PMP

Diante do apresentado na edição 833 do jornal Fatos do Iguaçu, nos sentimos motivados a dizer que o Município de Pinhão vem desde o início de 2017 realizando uma séria de ações e programas para solucionar a problemática do lixo e tornar nossa cidade mais limpa, mais bonita, mais habitável, mais admirável. Entre as principais ações, podemos citar o fechamento do lixão a céu aberto no Faxinal dos Carvalhos, a construção da unidade e contratação de transbordo do lixo a um custo aproximado de R$ 60.000,00 por mês, inicio do programa de coleta seletiva, a estruturação da unidade de triagem e compostagem de resíduos sólidos, a estruturação do aterro sanitário, muito próximo de entrar em funcionamento, a criação de um incentivo para a separação do lixo nas residências através do Vale Feira, que é a devolução da taxa de lixo pela Bufunfa, mutirão de limpeza da cidade para retirada de galhos e entulhos, etc.

Parque Industrial | Estrada Velha próximo ao bairro 2 Irmãos

Mas, apesar disso, uma pequena parcela da população insiste em não colaborar. Um exemplo é o entulho, ou seja, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação (SMAUHP) efetua o recolhimento e logo no dia seguinte as pessoas voltam a depositar sujeira nas calçadas.

A SMAUHP está organizando uma campanha intitulada “Povo Educado, Cidade Limpa”, através da qual pretende informar a população sobre diversos temas como a questão do lixo, dos animais domésticos, entulhos e serviços de caçambinhas, cuidados com terrenos baldios e calçadas, águas pluviais e esgoto.

Lixo em uma rua nos fundos da Câmara Municipal

Faz parte do senso comum que tudo é responsabilidade do município, mas a lei 12.305/2010 atribui a responsabilidade pelo lixo e sua destinação a cada um dos geradores, cabendo ao município normatizar e criar mecanismos para atender os munícipes.

Você cidadão, você cidadã, vamos cuidar de nossa cidade, cada cidadão deve fazer a sua parte, pois onde o povo é educado, a cidade é limpa.

 

Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação (SMAUHP)

 

Compartilhe

Veja mais