Por: Fabrício Ramires Barbosa*

Respeitando todos aqueles profissionais que necessitam da presença física, ou do trabalho físico em si, entender que passamos por dias difíceis quanto ao resguardo em relação à saúde publica, é fundamental.

Porém se faz necessário observar que para aqueles empreendimentos que a certo tempo estiveram surfando na crista da onda tecnológica, os impactos podem de certa forma serem amenizados, ou seja, aquele restaurante que já aderiu aos aplicativos de delivery estão sofrendo menos impactos, pois, entenderam que o mundo moderno exige comportamentos diferentes de clientes e consumidores e assim se prepararam para as mudanças advindas das tecnologias, coisa comprovada como no caso da quarentena ao qual estamos submetidos, fato que nos obriga a encontrar nos aplicativos as alternativas para suprirmos demandas básicas como da alimentação.

Uma das alternativas para que as coisas sigam, mesmo que fora da normalidade é a possibilidade de home Office, ou seja, trabalho em casa.

Sabedores que muitos profissionais estão encarando estes dias em que devemos nos resguardar, como sendo um período de folga, descanso e até mesmo de passeio ao campo ou a praia, pensar que as alternativas que as novas tecnologias possibilitam para o trabalho Home Office, irão mudar não apenas esse período, mas toda a relação de trabalhadores e empregadores, já que o foco dos empreendimentos passa a ser muito além da produtividade, migrando para os resultados positivos.

                Contudo para os profissionais modernos e que estão preocupados com a situação de sua empresa e ou atividade dentro dela, “#fica a dica”, focar em resultados, centrar fogo nas tecnologias para não parar a empresa e suas atividades, além de olhar o Home Office como coisa séria, uma alternativa de garantir suas atividades.

De forma direta exemplificam-se profissionais da área administrativa de qualquer órgão publico ou privado, grande parte de suas atividades podem ser encaminhadas por home Office, tendo acesso aos meios tecnológicos o trabalho esta garantido.

                Cabe ainda salientar que nestes períodos em que escolas suspendem suas atividades, a alternativa da educação à distância, coisa muito debatida e de relutância por parte da academia tradicional, cada dia se torna mais próxima de dar continuidade à educação, ou seja, o despreparo tecnológico de parte dos educadores demonstram as carências das escolas em tratarem assuntos como o ensino a distancia. A alternativa EAD seria justamente para enfrentarmos momentos como este.

Por fim destacar que as linhas que antecedem não apresentam afirmações absolutas e que entende-se a tecnologia como facilitadora da vida moderna, chamar a atenção de alternativas pode ser sim uma alternativa para fomentar o pensamento fora da caixa e, desencadear uma verdadeira revolução nas relações do trabalho e da renda em tempos que somos abalroados com previsões de ordem econômicas devastadoras, esforçar-se para seguir adiante encontrando caminhos é a única certeza que temos.

*Especialista em Tecnologias de informática na educação pela UEL- universidade de Londrina – PR

Compartilhe

Veja mais