Rev. Sandro

Há pessoas cujos discursos são envolventes, deixando os ouvintes boquiabertos. A grande questão é que nem sempre, os bons discursos, revelam boas práticas. As boas atitudes falam muito mais, é claro que bons discursos somados a boas atitudes, fazem toda diferença. O que se percebe é que o povo está cansado de alguns discursos que revelam uma boa preocupação com o povo, mas as atitudes apontam o contrário, ou a falta de atitudes também. Infelizmente, temos visto um discurso tão inútil de alguns políticos em relação a vacina, um discurso politizado em torno de algo tão importante para a todos.

Ainda dentro disso, há um discurso bonito em prol da economia, que todos devem fazer sua parte, para que o país passe bem por esta pandemia e chegue forte lá na frente, o problema é que esse discurso é só para o povo, e não para os ditos representantes, que não economizam o dinheiro do povo, desfrutando de regalias que muitos trabalhadores nem sonham. Quando o bonito discurso não se transforma em bonitas e relevantes ações, é inútil, não presta para nada.

Saindo da esfera política, o mesmo acontece na esfera familiar, filhos que exaltam os pais nas redes sociais, mas na prática, não honram seus pais, são filhos ausentes e desrespeitosos. É claro que há pais também que no discurso, aparentam ser pais perfeitos, mas são pais ausentes, cuja prática demonstra um fracasso na educação, no exemplo, nas atitudes abençoadoras para com seus filhos. Ok, ninguém é perfeito, mas essa expressão, tem se tornado desculpa esfarrapada de gente que não melhora, não amadurece, não aprende com os erros. Devemos tomar cuidado com discursos ideológicos que não somam em nada, são vazios de conteúdo, baseados em achismos ridículos, que parecem bons (as vezes nem parecem bons) mas são péssimos.

Para concluir, devemos estar atentos aos discursos e práticas, sejam dos líderes, representantes, pais, filhos e de nós mesmos. Que neste novo ano, nossas boas palavras redundem em boas práticas, que os melhores discursos andem junto com melhores práticas. A própria Palavra de Deus já nos alerta quanto a isso quando diz “tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes” (Tiago 1.22). Que o discurso de que ama a Deus e o próximo ande em sintonia com a prática, senão, é inútil. A Bíblia diz que, “aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, está completamente errado” (Tiago 4.17).

Ainda bem que hoje é o tempo oportuno para alinharmos a nossa fala ao nosso discurso, e ainda bem que Deus nos perdoa, nos ajuda a melhorar, nos fortalece para que a prática caminhe junto com as nossas palavras. É desafiador, mas não estamos sozinhos neste processo, e isso não é só discurso religioso, pois o Deus que promete, cumpre, o Deus que fala, faz.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais