Rev. Sandro

Há mais de um ano essa pergunta é feita, diante dessa situação pandêmica que estamos vivendo. No início, imaginava-se, que essa situação não iria demorar muito, e mais de um ano se passou e essa pandemia tem deixado marcas tristes no mundo todo. A grande questão é, o que fazer então, já que esse “trem” não acaba? Pois bem, por mais difícil que seja a situação, a vida não parou devido a Pandemia, mudanças ocorreram no jeito de se comunicar, de se vestir (máscara de todo tipo e estilo), de se higienizar, de estudar, de trabalhar, a lista é enorme.

O ser humano consegue se adaptar diante de situações adversas, e essa Pandemia fez muitos se reinventarem. A grande lição é justamente essa – reaprender a viver, a seguir o caminho, apesar dos dias difíceis. Ao invés de focar no fim da Pandemia, devemos aprender a viver a vida hoje, com Pandemia e tudo. E aprender é um processo que não pode ser ignorado, não se pode fazer vistas grossas ao Covid, deixando de ser prudente, a cada dia vemos o resultado da imprudência de muitos, em negar a real situação que estamos vivendo, trazendo assim consequências danosas para si e para os outros.

Mesmo depois de um ano de Pandemia, há muitos que ignoram as lições desse contexto, são tantos aprendizados, a fragilidade da vida humana, o amor pelo próximo, o aprender a lidar com a tecnologia, o valor da família, do estar junto. Eu desejo também que essa pandemia acabe logo, mas não posso focar apenas no depois da Pandemia, nas viagens não feitas, nas aglomerações que acontecerão, nos reencontros. Se eu não ser prudente, sábio hoje, não haverá viagens para se fazer, muito menos reencontros. Enquanto isso não acaba, vamos viver a vida desfrutando do que Deus tem nos proporcionado em meio a esses dias difíceis.

Através da tecnologia podemos estar junto de nossos familiares e amigos, podemos ter longas conversas através das vídeos-chamadas, imagine se essa pandemia fosse na época da carta e da internet discada, até nisso vemos a mão de Deus. Enquanto isso não acaba, aproveite para fortalecer mais a sua família, já que você tem mais tempo com eles, então desfrute desse tempo, se as coisas não andavam bem antes, esse é o tempo de tratar dos conflitos, das demandas, de conversar mais à roda da mesa, para que depois, de tudo isso passar, a família esteja mais firme e unida do que nunca.

Enfim, isso tudo vai passar um dia, mas enquanto não acontece, a vida continua em meio a pandemia, e para que a vida continue bem, nada melhor do que buscar a direção e sabedoria, para se viver bem nos contextos difíceis, aos pés do Supremo Pastor – o Deus Todo Poderoso, que pastoreia o coração daqueles que o buscam em todas as situações.

Ao invés de ficarmos lamentando apenas, os dias que estamos vivendo, vamos nos colocar diante de Deus e clamar a Ele que nos ensine a viver, que nos dê clareza, equilíbrio, força, ânimo, direção para vivermos bem e quando tudo isso acabar, continuarmos bem.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

LEIA TAMBÉM:

Chega de Negacionismo

Lidando com o luto

Não deixe que o COVID faça “ninho” na tua cabeça

 

 

Compartilhe

Veja mais