Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

As ações antrópicas quase sempre são necessárias para a obtenção do chamado desenvolvimento. Em tudo o que fazemos precisamos modificar, transformar o meio onde habitamos, seja pelo lado positivo ou negativo. Isso vai depender como olhamos para nossa própria casa.

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável são termos bastante pregados na atualidade para tentar frear e fazer com que a sociedade possa repensar suas atitudes, estas que com o aumento de demandas e o consumismo, tem degradado cada vez mais a natureza.

Mas, falando em consciência, nem todos estão dispostos a pensar no amanhã. Infelizmente muitos só se dão conta da gravidade e da dimensão do problema, quando a “água chega ao pescoço”, e isso pode ser catastrófico para todos. Já passou da hora de repensarmos nossas ações, de refletirmos sobre qual será a pegada que deixaremos nesse planeta, para que assim possamos mudar nossas ações e buscar alternativas para nossa subsistência, de maneira ecologicamente correta.

Nossas pegadas podem ser diversas e cada uma pode gerar seu impacto. Desde a simples missão da separação dos resíduos sólidos e a destinação correta, a recusa das sacolas plásticas no supermercado, a utilização de sistemas de tratamento de esgoto em locais sem captação, com o uso de fossas ecológicas, bio-fossas ou fossas sépticas, até a prática sustentável na produção de alimentos, preservação das nascentes…

Ainda podemos ressaltar a luta pela preservação das florestas e não poluição do ar, solo e água, pelo uso irresponsável de agrotóxicos, queimadas, e diversas outras maneiras que podem ser citadas.

Com essas colocações indaga-se. Quais tem sido suas ações? Elas tem sido benéficas a preservação da vida e do meio ambiente?

Quais pegadas você quer deixar em nosso planeta?

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais