votação da proposta salarial

Prefeito diz não poder dar o reajuste, mas propõe vale alimentação

Por Nara Coelho

Os funcionários públicos municipais do municipio de Pinhão/PR, tem sua data básica de reajuste salarial no mês de janeiro.

No dia 7 de janeiro, o presidente do SIFUMPI (Sindicato dos Funcionários Municipais de Pinhão), Leandro Martins, entregou ao executivo a proposta dos funcionários.

A proposta

O Sindicato solicita o reajuste salarial de 4,52%, que equivale ao índice do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2020, que fechou em 4,52%. 

Proposta do Executivo

Após algumas reuniões entre a diretoria do Sindicato e com o secretário municipal de Administração, Leandro Ferreira dos Santos, na sexta-feira, 12 de fevereiro, o prefeito José Vitorino Prestes, PSB, enviou a proposta do executivo em relação ao reajuste salarial dos funcionários para o Sindicato.

Vale Alimentação

 José Vitorino, junto com sua equipe, alega que devido o índice da folha de pagamento estar em 53,57% inviabiliza que seja concedido o reajuste solicitado pelos servidores.

Para compensar o impedimento de conceder o reajuste, o prefeito propõe dar por um ano, mensalmente um Vale Alimentação, no valor de R$ 110,00.

Problema do Vale

Por ser um vale, este não poderá ser concedido aos funcionários que já estiverem aposentados e aos funcionários que tem contratos via PSS, Processo Seletivo Simplificado.

Além disso, o valor do vale não será incorporado ao salário, assim também não contará no cálculo das futuras aposentadorias dos funcionários.

Os funcionários ficaram com a defasagem de 4,52¨nos seus salários, já que pela proposta do executivo o reajuste só será concedido se o índice da folha chegar a 51%.

Assembleia dos funcionários

Na noite de quinta-feira, 18 de fevereiro, na sede do Sifumpi aconteceu a assembleia dos funcionários e esses votaram não à proposta do executivo e formularam uma contraproposta.

Assista o vídeo onde o presidente do sindicato explica a contraproposta dos funcionários. 

Compartilhe

Veja mais