Foto: Takmeomeo

Pesquisa do Instituto do Casal revelou que 87% dos casais têm projetos em comum

O ano novo chegou e com ele aquela vontade de fazer planos e traçar metas, como fazer uma atividade física, perder peso, comprar um carro, mudar de casa, entre outros. Cada pessoa tem sua maneira particular de escolher seus objetivos para o ano que se inicia. Mas, sabia que isso também é saudável para os casais?

Segundo pesquisa do Instituto do Casal, cerca de 87% dos casais mantêm projetos em comum e isso, segundo as fundadoras da entidade, Marina Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, é um ponto que melhora muito a satisfação conjugal e aproxima o casal.

“Um projeto em comum é algo que oferece ao casal um propósito, algo que eles podem realizar juntos e que irá precisar do esforço de ambos para se concretizar. Além disso, contribui para que o casal lide melhor com as diferenças do relacionamento, já que ter um sonho em comum equilibra os pontos divergentes e melhora a conexão”, comenta Denise.

O passo a passo para traçar metas e cumpri-las
Há muitas metas e projetos diferentes que podemos pensar quando falamos em um relacionamento amoroso. “Passar mais tempo juntos, usar menos o celular, se dedicar mais ao relacionamento, planejar uma viagem, uma festa, comprar uma casa, ter um filho. Enfim, cada casal tem sua própria dinâmica e seus sonhos em comum”, diz Marina.

A questão é: como traçar e cumprir essas metas? “Para viver a vida que desejamos precisamos saber, em primeiro lugar, o que queremos. Depois, precisamos entender quais os recursos que iremos precisar, como tempo, dinheiro, pessoas, etc.

Com a ajuda das especialistas, fizemos um passo a passo. Confira:

  1. Descreva com o maior número de detalhes possíveis a sua meta
  2. O que você precisa para atingir seu objetivo? Liste todos os recursos, como tempo, dinheiro, etc.
  3. Quando você quer atingir seu objetivo?
  4. Sabe de alguém que tenha conseguido isso e possa ser seu modelo?
  5. O que você ganha, o que você perde e o que você mantém ao atingir seu objetivo?
  6. Qual será seu primeiro passo para realizar seu objetivo? Liste todos os passos que você dará até atingir seu objetivo.
  7. Quais serão os indicadores que você está no caminho certo?
  8. De que outras maneiras você pode conseguir seu objetivo?
  9. Como você vai saber que já conseguiu atingir seu objetivo?
  10.  Feche os olhos e imagine como você se sentirá ao atingir seu objetivo. Anote as sensações, incluindo emoções, cheiros, cores, sons, etc.

“Os casais que já estão juntos há algum tempo e já realizaram grande parte dos sonhos também podem pensar em nova lista de desejos. “Conhecer lugares novos, aprender um novo idioma, dançar juntos, etc. Há muitas coisas que os casais podem e devem fazer juntos, mesmo depois de muitos anos de relacionamento. Portanto, que tal aproveitar o Ano Novo para fazer uma lista de desejos e projetos?”, finalizam as terapeutas

Compartilhe

Veja mais