Sorrir é para todas as crianças que desejarem participar

Em 2013 um grupo de jovens que fazem parte da Igreja Presbiteriana de Pinhão procurou o Conselho da Igreja e apresentaram a proposta de um sábado por mês realizar atividades lúdicas para as crianças de 5 a 12 anos, visando trabalhar a evangelização e a formação cidadã das crianças. O Conselho decidiu fazer uma experiência e autorizou a realização do projeto.

CINCO ANOS DE ACOLHIMENTO

O Projeto Sorrir foi aprovado e em junho desse ano completou cinco anos de existência. Conversando com Damaris Naiverth Cesário  Suzana Lis Naiverth  Bruna Santos Lima, Amanda Santos Lima, que fazem parte da equipe que organiza, planeja e realiza o Projeto e estão nele desde que iniciou, percebe-se muita dedicação e carinho. 

“Quando surgiu a idéia, foi tudo se encaixando, na verdade, foi o mover de Deus, é muito recompensador estar lá trabalhando com as crianças, se fizer a diferença na vida de uma criança, já valeu muito a pena”, afirmaram as jovens.

E elas explicam: “sentimos a necessidade de acolher as crianças, pois na cidade não há atividades que se preocupem com essa formação dos valores para as crianças e porque acreditamos que é de pequeno que temos que começar a colocar para as crianças os valores universais e a palavra do Senhor, pois ela é a base de toda a nossa vida”, afirmaram com muita convicção.

PROJETO SORRIR

Acontece no segundo sábado de cada mês, de fevereiro a dezembro, das 13h30min às 16 horas, nas dependências da Igreja Presbiteriana.  Ele tem um tema central que é uma viagem e dentro dessa viagem lúdica, cheia de música, descontração, brincadeiras a equipe que organiza e executa o Projeto Sorrir vai trabalhando os valores universais, mostrando que a Bíblia Sagrada é o roteiro da vida e que nela se encontra respostas para todas as dúvidas e incertezas.

Com base nela, a equipe trabalha companheirismo, escolhas, “O ano todo é uma viagem que estamos fazendo, e, a cada mês trabalhamos um pedaço da viagem, que é um tema que desenvolvemos. A Bíblia é o mapa, é ela que dá o percurso. Já foram desenvolvidos vários temas como: Para onde vamos? As escolhas, os companheiros de viagem e o relacionamento com as pessoas na nossa vida diária”, detalharam as moças.

As jovens vão contando e falando do projeto muito animadas e com brilho nos olhos, “É muito bom realizar o projeto, estar com as crianças e poder colaborar, nem que seja um pouquinho na formação delas”.

AS MALETINHAS DE VIAGEM

No primeiro encontro, as crianças ganharam uma maletinha, que a cada encontro elas vão enchendo com pequenos objetos que ganham, como se  fossem suvenires comprados em viagem. Em dezembro, as crianças que tiverem a malinha mais cheia, ganharão um prêmio especial.

Nessa viagem sempre cabe mais um, sempre tem malinhas extras esperando as crianças que chegam pela primeira vez para o Projeto Sorrir, “Estamos sempre prontas a receber novas crianças, afinal em uma viagem é assim, estamos sempre conhecendo novas pessoas”, destacou Damaris.

Elas contaram que buscam trabalhar com atividades diversas, “Cada tema  trabalhamos de formas variadas, às vezes, com  as histórias bíblicas, outras, com vídeos, teatro, dinâmicas para ter maior interação com as crianças, vamos diversificando” detalhou Suzana. E complementaram lembrando que também convidam pessoas da comunidade para conversar com as crianças, “Já convidamos a psicóloga Regina, que tratou sobre abuso sexual, os bombeiros, a policia militar”.

Como o Projeto trabalha com a faixa etária de 5 a 12 anos, para atender o momento do desenvolvimento que cada criança está, e conforme o tema, elas trabalham em pequenos grupos, “Conforme o tema separamos em grupos, pois dos 5 aos 12 anos tem uma diferença bem grande do jeito de ver as coisas”, explicaram.

PARCERIAS

A equipe que organiza o projeto Sorrir conta com algumas parcerias como as mulheres da Igreja, que organizam e servem o lanche que é servido todo sábado às crianças.

Como da senhora Dirce, que, voluntariamente busca as crianças que moram mais longe e que são filhos de suas amigas. “Esse trabalho é bem bacana, mas é uma iniciativa dela, nós não buscamos, ficamos lá na igreja esperando as crianças, e faça chuva, sol, ou frio, estamos lá, prontas para recebê-las e trabalhar com elas”.  Elas ainda complementam “È muito recompensador um abraço, uma frase: “Já estava muito legal hoje, tia”.

Elas sabem que estão plantando uma sementinha, “Talvez hoje o que falamos não seja tão importante para elas, mas amanhã, quando elas viverem situações difíceis, poderá fazer a diferença, esperamos deixar com elas uma bagagem de valores e da importância da palavra do Senhor para que elas possam enfrentar as situações da vida com mais firmeza e façam boas escolhas”.

CONVITE

As jovens convidam as crianças a participarem do Projeto Sorrir. Ele é para todas as crianças pinhãoenses. “É um projeto para a toda a comunidade, tentamos levar um pouquinho de valores com base na palavra do Senhor. Podem vir participar, faça chuva sol ou frio nós estamos lá esperando por vocês com muita alegria e disposição para aprendermos nos divertindo”.

VISITANDO O PROJETO

No sábado, 11 de agosto, a reportagem do Fatos do Iguaçu foi conhecer de perto o Projeto Sorrir e se encantou com a forma simples, bela e alegre com que as jovens vão cativando as crianças, trabalhando os temas e as historias da Bíblia, tendo como fio condutor uma viagem, e nessa viagem muita coisa acontece, a cada sábado é uma surpresa para as crianças que, de forma muito imaginativa e singular, vão sendo convidadas a subir no ônibus e viajar pelo mundo da fantasia e, ao final, sair com a mala cheia de aprendizagem sobre as coisas importantes e de real valor na vida de cada um. 

E muito recomendamos aos pais que levem seus filhos a participarem do Projeto Sorrir, pois, além de se divertirem, fazerem amizades, eles sairão fortalecidos para enfrentar as escolhas diárias da vida.

Reportagem e fotos Nara Coelho

Compartilhe

Veja mais