O projeto Ouro Verde, Nosso Mate, tem a proposta de estimular a produção da erva-mate nativa e orgânica e sua comercialização.

Trabalha em parceria com o Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate do Paraná que, para ter uma visão geral da produção da erva-mate na região elaborou um questionário para os produtores responderem para, posteriormente, intervir com iniciativa de estímulo à produção nativa e orgânica e o melhor aproveitamento desse rico produto na hora da comercialização.

Para incentivar os produtores rurais de Pinhão/Pr. preencherem cadastro, o projeto Ouro Verde se comprometeu a entregar lotes de mudas aos 700 primeiros produtores pinhãoenses que se cadastrassem.

Entrega das mudas

As mudas que estão sendo entregues são de sementes doadas que foram para a Copel, uma das parceiras do projeto, para fazer todo o processo de semear e produzir as mudas.

No dia 17 de setembro, na comunidade de Arroio Bonito, foram entregues as primeiras mudas.

Na quarta-feira, 6 de outubro, um dos coordenadores do projeto Ouro Verde, Nosso Mate, Beraldo Amaral, entregou para a presidente da Associação Rural Todos os Santos, Maria Almeida, mudas que atenderão 11 famílias produtoras da localidade.

Nesse dia, mais 14 famílias receberam as mudas, que foram entregues na Associação de Santana para a presidente Maria Santos.

No dia 8 de outubro, na Coafapi, foram entregues mudas para 42 famílias que moram em Faxinal dos Carvalhos e Guarapuavinha 1 e 2. Entre o dia 6 e 8 totalizaram 67 famílias de produtores rurais que receberam as mudas de erva-mate.

Compartilhe

Veja mais