Segundo informações do site Uol , dados compilados pela insurtech brasileira Azos indicam que, entre 2014 e 2019, o número de suicídios no Brasil aumentou em 28%. No período, segundo o levantamento, as pessoas que tiraram a própria vida passaram de 9,7 mil para 12,4 mil.

De acordo com a empresa, entre jovens de 11 a 20 anos, houve um aumento de casos de 49,6% no período. No entanto, a maior incidência de mortes por suicídio está na faixa etária que vai de 21 a 30 anos.

Depressão que já é considerada como o mal do século, segundo uma pesquisa da UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sobre o comportamento dos brasileiros na quarentena aponta que casos de depressão dobraram entre os entrevistados, sendo que casos de ansiedade e estresse aumentaram 80% nesse período.

Um espaço para os jovens

Maria Vitória Mieskowicz da Silva | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A jovem Maria Vitória Mieskowicz da Silva, que participa da Igreja Universal, e faz parte da Força Jovem Universal, procurou o Fatos do Iguaçu e apresentou à jornalista Nara Coelho o projeto Help, que é voltado a trabalhar com adolescentes e jovens que estão passando por processo de ansiedade, são depressivos e pensam ou já tentaram suicídio.

Força Jovem Universal

Pastor Alex de Souza Nascimento | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

O pastor Alex de Souza Nascimento, que está à frente da Igreja Universal no município de Pinhão/PR, explicou que a Força Jovem Universal é um projeto voltado aos jovens que abrange várias áreas, cultura, teatro, música, esporte e o Projeto Help. “É uma realização fazer parte da Força Jovem porque muitos jovens que já estiveram e ou estão lá tiveram um passado de dores e dificuldades ou estão passando por algo muito difícil, lá encontrou acolhimento e ajuda, é tudo para mim e meu esposo, eu não me vejo mais hoje longe de lá”,  declarou Maria Vitória.

Estamos prontos a atender os 365 dias

O projeto Força Jovem Universal realiza todos os domingos  das 15 às 17 horas um encontro voltado para os jovens, onde há muita diversão, mas junto com a diversão acontece um trabalho de conscientização e valorização da vida. “Nesse encontro falamos do projeto, estendemos as mãos, conversamos, ouvimos os desabafos e trabalhamos com esse jovem que precisa de ajuda”, detalhou o pastor

Projeto Help

“O Help é um projeto que foi criado em 2009, tendo em vista a alta taxa de mortalidade entre os jovens por conta da depressão e suicídio. A depressão é conhecida pelo mal do século e os adolescentes sofrem muito pelo bullying. Temos vários testemunhos de jovens que estiveram ou estão no projeto, que se mutilavam, que já tentaram suicídio e hoje querem viver”,  explicou o pastor.

O projeto Help trabalha nas escolas, nas ruas, com cartas e palestras motivacionais. “Fizemos há pouco no colégio cívico uma palestra  e levamos uma apresentação de teatro para mais de 180 jovens, eles se identificaram muito, temos o cantinho do desabafo e muitos jovens vieram conversar conosco, desabafar”.

Cantinho do Desabafo

Foto: Divulgação/ Igreja Universal

O cantinho do desabafo é um espaço onde os jovens após a palestra pode ir conversar, colocar para fora o que está sentindo ou sofrendo. “Muitos jovens estão passando pela depressão por causa da pandemia, tivemos um aumento de 17%, muitos pensamentos ruins que vem na cabeça dos jovens, “você não vai conseguir, você não tem jeito, porque ficar vivo”, eles precisam ter alguém para ouvi-los”.

Te ajudo, não te julgo

“Nosso lema é “te ajudo e não te julgo, estamos aqui para ajudar”, a Força Jovem Universal tem esse objetivo ajudar, estender a mão,  ouvir, muitos jovens que  atendemos falam da dificuldade de conversar com os pais, no nosso projeto eles encontram pessoas prontas a ouvi-los e acolhê-los”.

Cartinhas Motivacionais

Foto: Divulgação/Igreja Universal

Segundo ele, uma ação que traz bons resultados são as cartinhas motivacionais, “Uma vez por mês escolhemos um lugar e amarramos cartinhas motivacionais com textos que estimulam os jovens a não desistir, sempre com frase como: Não desista de você, Jesus te ama, com nosso telefone e o recadinho, precisando nos ligue. Estamos sempre recebendo ligações que nos falam do quanto foi bom encontrar a cartinha e a mensagem”.

Um projeto independente de religião

O Pastor  fez questão de destacar, “Independente de igreja, nosso trabalho é pela vida do jovem, nosso objetivo não é enfiar igreja goela abaixo do jovem, estamos para ouvi-lo. Conversar”.

A igreja Universal está situada na rua Expedicionário Amarilio, 143, “Estamos lá para receber os jovens ou seus pais os 365 dias do ano a qualquer horário, seja durante o dia, noite ou madrugada, nunca fechamos, seja Natal, fim de semana, estamos lá, prontos a ouvir”.

 

Compartilhe

Veja mais