Pastor Sandro

Estamos apenas no primeiro mês do ano, alguns já começaram o projeto 2019, outros ainda estão planejando as mudanças no trabalho, casa, estudos e tudo mais. É claro que existem aqueles que planejaram não ter planejamento. A grande questão é, de nada adianta planejar novas mudanças, novas atitudes, e não dar o primeiro passo, não partir para a ação.

Alguém já disse que, “uma grande jornada, começa com o primeiro passo”. Outro ponto a considerar é que, não vale a pena planejar, ter metas que, na verdade, parecem boas, mas não são. Infelizmente existem pessoas que planejam fazer um monte de coisas que, na verdade, vão trazer um monte de problemas.

Devemos planejar sim, mas devemos estar atentos aos conselhos de amigos verdadeiros, que falam o que precisamos ouvir e não simplesmente o que queremos ouvir. Um planejamento que vale a pena, leva em conta as críticas construtivas; considera as mudanças necessárias no meio do caminho, pois, o planejamento não é infalível, nós não somos infalíveis.

Agora, se não planejarmos nada, deixarmos a vida acontecer, pode ser que, a vida se torne uma mesmice, monótona, sem graça. Se você não planeja, os outros planejam por você e ao invés de viver uma vida mais dinâmica, você acaba vivendo a vida que os outros querem que você viva.  Viver sem planejamento já é um péssimo planejamento.

Enfim, planejamento é importante, mas sem ações sensatas e bem pensadas, você corre o risco de ter sérios problemas. Um exemplo claro disso, é você planejar uma viagem e gastar muito mais do que você pode, as consequências serão, crise financeira, conflitos e outros mais. Viva feliz, em paz, fazendo uma projeção de sua vida, alvos que você deseja alcançar neste ano, e é claro, coisas que você precisa deixar para trás também.

Agora, para viver com excelência, vencendo os desafios e lutas do dia a dia, busque a direção de Deus, não simplesmente para planejar, mas para agir também. Vale a pena, priorizar Deus nas projeções e ações.

Haverá momentos difíceis, situações que exigirão muito de você, decisões que só cabem a você, mas em todas as situações e dias deste novo ano, a bondade, o cuidado, a proteção, a força do ETERNO DEUS estarão com você e em você – busque-O.

Sandro Carvalho Rodriguespastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais