Redação Portal Fatos do Iguaçu
O Procon Municipal de Pinhão, em parceria com o Procon-PR, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realiza entre os dias 1º e 30 de novembro de 2025 um mutirão online de renegociação de dívidas e orientação financeira. A iniciativa busca auxiliar consumidores que desejam reorganizar suas finanças e negociar débitos em atraso diretamente com os credores.
De acordo com Adriane Prudente Machado, coordenadora executiva do Procon Municipal, a ação é uma oportunidade importante para quem enfrenta dificuldades financeiras.
“O mutirão é uma oportunidade para o consumidor que está com alguma dívida pendente negociar com seu credor e ter um pouco mais de tranquilidade, colocando sua vida financeira em dia”, destacou Adriane.
Como participar
A participação é simples e gratuita. O consumidor deve se cadastrar na plataforma www.consumidor.gov.br, onde receberá login e senha. Em seguida, deve registrar o relato do problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas, além de indicar o valor que pode pagar mensalmente. Após o registro, o banco ou instituição financeira terá 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta, e o consumidor 20 dias para avaliar o retorno.
Também é possível realizar o atendimento presencialmente na sede do Procon Municipal de Pinhão, onde os servidores estarão disponíveis para orientar os consumidores sobre o uso da plataforma e sobre práticas de educação financeira.
Restrições e orientações
Segundo a coordenadora, não poderão ser incluídas no mutirão dívidas com bens dados como garantia — como financiamentos de veículos, motos ou imóveis —, contratos que estejam com parcelas em dia ou débitos já prescritos.
Além das renegociações, o mutirão também tem caráter educativo, incentivando o uso da ferramenta www.meubolsoemdia.com.br, voltada à educação financeira e ao controle consciente do orçamento pessoal e familiar.
Serviço
Período: 1º a 30 de novembro de 2025
Plataformas: www.consumidor.gov.br | www.meubolsoemdia.com.br
Atendimento presencial: Sede do Procon Municipal de Pinhão-PR



