Foto: reprodução

Por Nara Coelho

A única forma de combater a dengue é a prevenção.Épreciso combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Essa tarefa de prevenção é de todos.

O FRIO NÃO MATA A LARVA

O frio não mata a larva do mosquito, ela fica encubada, ao primeiro calor eclode, portanto, mesmo no inverno é preciso todo cuidado, uma simples tampinha de garrafa pode conter centenas delas, imagine quantas podem ser botadas por um mosquito em um pneu.

UM MOSQUITO PODE CONTAMINAR 300 PESSOAS

O pneu é um enorme problema ambiental. Além de levar centenas de anos para se decompor, o material exposto às chuvas contribui para a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Em 45 dias um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco.

Para evitar este tipo de problema, alguns cuidados simples podem ser tomados.

Quando for trocar o pneu “careca” por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.

Quer ficar com o pneu velho, guarde-o em lugar que não possa pegar chuva, ou umidade.

Ficou com o pneu para transformá-lo em algo, colocar no jardim, faça isso logo e sempre de forma que não possa acumular água.

BORRACHARIAS

Para combater a dengue,chikungunya e zika, é fundamental que todos façam sua parte. Em Pinhão já foram encontrados sete focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, assim todo cuidado é pouco.

Por isso é muito importante que os proprietários de borracharias entrem nessa tarefa de combate à dengue, pois é essencial que os pneus que ficam sejam cobertos para evitar que o mosquito consiga depositar suas larvas, pois se um mosquito consegue contaminar 300 pessoas, muito rapidamente em Pinhão e Reserva do Iguaçu haveria um alto número de pessoas contaminadas, se tivermos um ou dois mosquitos contaminados picando as pessoas e lembrando sempre que a dengue, chikungunya e zika matam.

Alguns compromissos não devem ser adiados: evitar a dengue é um deles.


Compartilhe

Veja mais