Pressão Arterial

A hipertensão arterial é fator de risco para as doenças cardiovasculares, responsáveis pelas principais causas de morte em nosso país e no mundo, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. A agravante, hoje, é que indivíduos hipertensos, com a pressão arterial descontrolada, figuram entre aqueles que apresentam mais possibilidades de complicações decorrentes da infecção pelo novo coronavirus, ao lado de outros distúrbios, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares pré-existentes.

O controle da pressão arterial pela adoção de hábitos saudáveis e o uso correto da medicação, quando necessária; e eficaz como prevenção.

Recentes estudos confirmam que, no isolamento, muitas vezes, a alimentação inadequada e o sedentarismo viram válvula de escape, aumentando as chances de descontrole da pressão arterial. Então, fique ligado e não cede às tentações. Opte por refeições frugais e nos horários regulares.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) assevera que, neste momento de grave crise da saúde mundial mantém atenção integral aos pacientes, para assisti-los adequadamente em todas as demandas.

Aliás, destacando que 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão, a SBH aproveita para conclamar você a adotar cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para a boa saúde.

O que fazer para a boa saúde

  • O tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é apontado como fator negativo no controle de hipertensos.
  • Prefira sempre os alimentos frescos e limite as refeições congeladas, embutidas e enlatadas.
  • O excesso de peso pode aumentar a pressão em 30% além de dificultar o controle nos hipertensos.
  • Limitar o consumo diário de álcool a 1 dose (mulheres) e 2 doses (homens).
  • Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, que pode ser dividido em 2 períodos de 15 min ou 3 de 10 min. Seu corpo foi feito para se movimentar.
  • Procure uma melhor qualidade de vida.

ESPAÇO MÉDICO

Clínica Médica

De 8 a 11 de outubro, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) realizará edição híbrida do já conceituado 16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 6º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. O evento presencial será na cidade de Campinas, São Paulo, com transmissão ao vivo para os inscritos na versão on-line.  Mais informações em sbcm.org.br

LEIA TAMBÉM:

Insônia na mulher

Tontura: doença acomete 30% da população mundial

Coluna Acontece Saúde: US0 DE MÁSCARA

 

 

Compartilhe

Veja mais