presidência do legislativo

Grupo de vereadores do atual e do prefeito eleito se uniram

Redação Fatos do Iguaçu

Após a eleição/2020, que elegeu os novos prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros, nas Câmaras de Vereadores inicia a disputa pela presidência do legislativo.

PINHÃO

No município de Pinhão/PR, o legislativo é composto por 13 vereadores. A nova legislatura ficou com representantes dos quatro grupos que disputaram as eleições.

No grupo da situação, que compõem a base do prefeito eleito, José  Vitorino Prestes,PSB, se elegeram os vereadores, Elias Prestes, PP, Edson Adrian Pereira, PSB, Samoel Ribeiro, PSB, Alexandro Caldas Camargo, PP.

A oposição está dividida em dois grupos, PT e MDB, que estiveram juntos no governo do prefeito Odir Gotardo que encerra agora sua gestão, que são os vereadores, Israel de Oliveira Santos, Edson Francesconi de Oliveira, Luiz Hamilton Kitcky, todos do PT e Jean Henrique Costa Dellê, do MDB.

No terceiro grupo estão os vereadores que apoiaram o candidato à prefeitura, Dirceu de Oliveira, Luzyanna Rocha Tavares e Pedro André da Silva Lupepsa, do PSD, Vinicius Dartanha Terleski de Oliveira, PODE, Aroldo Antunes Domingues, Cidadania.

O vereador Jerson Costa Antunes, Avante, é que está sozinho, pois o seu grupo político elegeu só ele.

7 VOTOS ELEGEM O PRESIDENTE

A eleição da presidência e da mesa diretora da Câmara para o biênio 2021/2022 acontece logo após a posse dos vereadores no dia 1º de janeiro.

Para eleger o presidente do legislativo e a mesa diretora são necessários 7 votos, ou seja, no mínimo 7 vereadores têm que apoiar e votar em um dos candidatos à presidência.

O GRUPO DOS 7

Na quarta-feira, 30 de dezembro, os 7 vereadores Alexandro Camargo, Samoel, Luiz Hamilton, Edson Pereira, Edson Francesconi, Israel e Elias Prestes, por volta das 18 horas se reuniram na residência do vereador Alexandro e decidiram que esse grupo votará coeso para a presidência do legislativo de Pinhão.

Em conversa com a jornalista do Fatos do Iguaçu, Nara Coelho, os vereadores não informaram qual será o nome indicado à presidência e nem como a mesa diretora será composta, mas afirmaram, “Esse grupo está junto”.

 

Compartilhe

Veja mais