Albino Ricardo dos Santos Neto

O secretário de Agricultura e Pecuária do município de Pinhão/Pr, Albino Ricardo dos Santos Neto, (foto), divulgou o convite da Audiência Pública, que acontecerá no dia 29 de abril, sexta-feira, às 13h30min, na câmara de vereadores para a discussão com a comunidade da proposta do “Programa Municipal de Incentivo a Horticultura de Pinhão”.

Programa de Incentivo à Horticultura

Segundo Albino, “O nosso primeiro objetivo é incentivar no município a horticultura. Com ela ampliar a comercialização dos produtos da horticultura pelos pequenos produtores, auxiliando-os e ajudando-os a se organizarem para essa comercialização. Com as hortas comunitárias visamos a inteiração social, vivência. Oferecer um mínimo de subsistência alimentar para as famílias vulneráveis. Promover a ideia da boa alimentação com produtos naturais e livres de agrotóxicos”.

Será destinado a três públicos

O Programa trabalhará com três públicos, no primeiro, a proposta é trabalhar com os pequenos agricultores familiares visando a comercialização da produção de alimentos para abastecer o mercado local e região.

No segundo eixo, o Programa irá incentivar a implantação de hortas comunitárias em espaços públicos ou particulares. “Aqui queremos trabalhar com as associações, escolas, porém, se por exemplo, um bairro não tiver associação, mas um grupo de pessoas querem desenvolver uma horta comunitária, podemos estar buscando parceria com a Acomup”.

O terceiro público será estimular as hortas junto a famílias em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pela rede municipal de proteção social. “Nesse eixo, queremos em parceria com a secretaria de Assistência Social, oferecer as famílias vulneráveis, no interior, um meio para ajudar na sua alimentação e, quem sabe até depois virar uma fonte de renda. A secretaria auxiliando essas famílias a implantarem em suas propriedades o sistema integrado de alimentos, que é integrar a criação de pequenos animais com a horticultura”, detalhou Albino, que destacou ainda, que o sistema integrado de alimentos pode ser implantado em propriedades que estão próximas à área urbana e que possuam um bom espaço.

Atendimento técnico

Na proposta do Programa de Incentivo à Horticultura, a equipe técnica da secretaria municipal de Agricultura e Pecuária dará as orientações técnicas da implantação, a manutenção das hortas e colheita da produção.

Haverá subsídio de 50% para aquisição de mudas e insumos para implantação de hortas em pequenas propriedades com o objetivo de incentivar a produção comercial, levando em conta o planejamento e orientação da equipe técnica responsável, limitando-se a um total de 150 UFM.

Os produtores que permanecerem por um período superior a um ano, poderão ter um subsídio de 50% para aquisição de materiais e equipamentos para irrigação.

É uma proposta

Albino frisou que nesse momento o Programa de Incentivo à Horticultura é uma proposta, que sexta-feira na audiência pública ela será discutida com a comunidade, “A proposta que estamos levando do programa já foi discutida com membros do Comder, da Cooafapi, pelos técnicos da secretaria, do IDR, antiga Emater, na audiência pública é analisar com a comunidade cada item da proposta do programa, esperamos e contamos com a comunidade para a discussão e execução do Programa”.

Previsão de implantação

 Segundo Albino, a previsão é implantar o Programa no segundo semestre de 2022, “Temos a discussão com a comunidade no dia 29, em seguida enviaremos o projeto para a Câmara de Vereadores, como a proposta está sendo bem discutida com a população, os vereadores têm acompanhado, imagino que ele vai tramitar de forma tranquila na Câmara, imagino que até início do segundo semestre abrimos as inscrições” .

Programa depende da comunidade

“Para esse projeto dar certo, principalmente na questão de horta comunitária, ele depende exclusivamente da participação da comunidade, porque quem estará lá, colocando a mão na terra, carpindo, limpando e plantando é a comunidade. Se a comunidade não se envolver, ele não vai acontecer”. Destacou o secretário Albino.

Convite

O secretário Albino convida a população para a audiência pública, na sexta-feira, 29 de abril às 13h30min, na Câmara de Vereadores.

Compartilhe

Veja mais