Estudo de estabilidade comprovou a manutenção de todas as características de segurança, eficácia e qualidade da vacina

Redação Fatos do Iguaçu com Agência Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o pedido do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), fornecedor da vacina contra febre amarela para o Ministério da Saúde, concedendo a ampliação do prazo de validade desta vacina para 36 meses, a partir da data de fabricação, uma vez que foi realizado estudo de estabilidade que comprovou a manutenção de todas as características de segurança, eficácia e qualidade da vacina.

Os 36 meses de validade se aplicam aos lotes da vacina rotulados com prazo de validade de 12 meses. Excepcionalmente, a Anvisa também aprovou a distribuição e uso destes lotes sem a troca dos rótulos, pois a fixação de novo rótulo expõe a vacina a condições de temperatura adversa, colocando em risco a qualidade do produto.

A data de validade a ser preenchida nas cadernetas de vacinação é de 36 meses a partir da data de fabricação, conforme descrito na lista com relação dos lotes, disponível no site do Ministério da Saúde e de Bio-Manguinhos.

 

Compartilhe

Veja mais