Uma das ideias mais esquisitas, que impera entre nós nos dias atuais, é aquela que afirma, enfaticamente, que todos nós devemos ter uma opinião formada sobre tudo e a respeito de todos.

Isso não apenas e esquisito pra caramba. É uma tremenda bobagem. Uma bobagem tremendamente perigosa que se apresenta nos mais variados círculos sob o epiteto de “minha opinião crítica”, muito mais do que “crítica”, very very beautiful de tão “crítica”, sendo adorada e idolatra por incontáveis Smigols embalados à vaco.

Se você é um desses sujeitos ideologicamente pasteurizados e deseja ter um trem fuçado desse é um direito que lhe assiste, mas isso, por si mesmo, não é uma atitude digna de respeito não meu amigo.

Não digo isso por maldade não. O seria por pura ruindade? Talvez sim, talvez não. Não sei dizer. Decida você.

Digo isso porque considero que, muito mais importante que ter uma opinião, levianamente formulada, com base em um monte de patacoadas que ecoam nesta ou naquela bolha, é termos a pachorra de nos esforçarmos para conhecer a verdade, pouco importando se ao final iremos concordar ou não com o que ela acabar revelando para os nossos olhos fatigados.

Porém, para realizar essa empreitada, seria imprescindível que nós tivéssemos um pingo de paciência – só um pinguinho já daria pro gasto – e um cadinho de humildade. Mas, infelizmente, ao que tudo indica, essas virtudes andam meio que em falta em nossas despensas.

(10/11/2020)

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela


Comentário radiofônicos – Iguaçu FM

Conferências radiofônicas – Iguaçu FM

#   #   #

Essa iniciativa tem o apoio cultural de XerinhoBão – difusores, home spray, águas de lençóis & óleos essenciais DoTERRA. Acesse: https://www.mydoterra.com/dilvanacaldas/#/

#   #   #

Muito obrigado por ter lido nossa modesta escrevinhada até o fim e, se você achou o conteúdo da mesma interessante, peço, encarecidamente, que a recomende aos seus amigos e conhecidos, compartilhando-a. Desde já, te agradeço por isso.

https://www.facebook.com/blogdodarta

http://professorzanela.k6.com.br

https://linktr.ee/dartagnanzanela

 [email protected]

Compartilhe

Veja mais