O recadastramento será feito em todas as unidades de saúde

Por Nara Coelho

Até 2019 o repasse em relação ao SUS – Sistema Único de Saúde do governo federal para os municípios era proporcional ao número de habitantes.

Desde 1º de janeiro de 2020 o repasse passou a ser proporcional ao número de usuários do SUS cadastrados nas unidades básicas. A nova proposta aprovada no dia 31 de outubro de 2019, exige o cadastro atualizado dos usuários nas Unidades de Saúde para definir o repasse financeiro do governo federal para investimentos na saúde pública dos municípios.

O CADASTRAMENTO GARANTIRÁ RECURSOS

Para garantir os recursos é fundamental que o município esteja em dia com os cadastros dos usuários do SUS. Como todas as pessoas tem direito ao SUS, a secretária municipal de Saúde, Rafaela Burko, destaca que não é um cadastramento para quem está utilizando um dos serviços do SUS, mas para toda a população, pois é pelo número de cadastrados que se fará o cálculo da verba que virá para o município. 

Ela alerta que é essencial que todas as pessoas se cadastrem e quem já tem a carteirinha do SUS, também deverá ir às unidades de saúde, pois é preciso atualizar os dados e confirmar o cadastro

“Nós precisamos nos adequar ao novo modelo de repasse de verbas do SUS, o qual é fundamental para dar continuidade na execução dos serviços, para isso precisamos contar com a colaboração da comunidade”, frisou.

CADASTRAMENTO INICIOU 3 DE FEVEREIRO

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Muriel Bueira, informa que o processo de cadastramento  iniciou na segunda-feira, 3 de fevereiro, e solicita que as pessoas compareçam na unidade mais próxima para efetuar o cadastramento. 

QUEM TEM CARTÃO SUS DEVERÁ SE CADASTRAR

De acordo com Muriel, o cadastro também deverá ser feito pelas  pessoas que possuem plano de saúde privado ou  já tem o cartão SUS, pois são muitos os serviços ofertados exclusivamente pelo SUS, como por exemplo, as ações da vigilância sanitária, a aplicação de soro para picada de cobras, aranhas e escorpiões, dentre outros, ou seja, para fazer uso de serviços como estes ou demais via SUS, o cidadão deverá estar cadastrado no sistema que garante o repasse de verbas ao município.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para cadastrar ou atualizar o cadastro já existente, o cidadão precisa ir até a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa munido de RG, CPF, certidão de nascimento, no caso de menores, comprovante de residência e quem já possui deve levar o cartão SUS. “Ter o cartão SUS não é garantia de que o cadastro já exista ou esteja atualizado, por isso, a população precisa colaborar efetuando o cadastramento na Unidade de Saúde mais próxima”, apontou a enfermeira.

 

 

Compartilhe

Veja mais