Fotos: Policia Militar Ambiental

Redação Portal Fatos do Iguaçu com PMA


GUARAPUAVA – Uma operação da Polícia Militar Ambiental, realizada na terça-feira (03), resultou na descoberta de um esquema de criação irregular de aves silvestres e indícios de falsificação de selos públicos. A ação ocorreu após o recebimento de denúncias anônimas sobre a manutenção ilegal de pássaros no município.

Irregularidades Documentais e Maus-Tratos

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o responsável possuía cadastro junto ao IBAMA, porém, a licença de criador estava vencida desde 2023. A fiscalização detalhada revelou um cenário de ilegalidade que ia além da documentação atrasada.

No total, foram localizadas cinco aves sem qualquer identificação, incluindo exemplares de Trinca-ferro, Canário-da-terra e Pomba-asa-branca. Além disso, uma ave encontrada no recinto sequer constava na relação oficial de plantel do criador, caracterizando a posse de animal de origem desconhecida.

Falsificação de Selo Público

O ponto mais grave da ocorrência envolveu a suspeita de falsificação de selo público. Nove aves (entre Pintassilgos e Trinca-ferros) portavam anilhas de identificação com sinais nítidos de adulteração, como alargamentos, rompimentos e caracteres ilegíveis. Esse tipo de fraude é comumente utilizado para “esquentar” aves capturadas ilegalmente na natureza, tentando fazê-las passar por animais nascidos em cativeiro autorizado.

Encaminhamentos e Multas

Devido aos indícios de crime federal (falsificação de selo público), o caso foi reportado à Polícia Federal. Por orientação do delegado, foi lavrado um Termo Circunstanciado e solicitada perícia técnica nos objetos de identificação.

As consequências administrativas e criminais para o responsável incluem:

  • Multa Ambiental: Auto de infração lavrado no valor de R$ 7.000,00.

  • Apreensão: Todas as aves e gaiolas foram recolhidas.

  • Destinação: Os animais foram encaminhados ao CETRAS/UNICENTRO, onde receberão cuidados veterinários. As aves com anilhas adulteradas permanecerão sob custódia para perícia criminal antes da destinação final.


Importante: A manutenção de pássaros silvestres sem a devida autorização ou com anilhas adulteradas é crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima para a Polícia Militar Ambiental.


Compartilhe

Veja mais