”….antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade…” Eclesiastes 12:6-8

Essa semana fomos surpreendidos pela morte do nosso Prefeito José Vitorino Prestes, na manhã de domingo e na nossa reflexão de hoje eu gostaria de pensar sobre a brevidade da vida e o inevitável dia de nos encontrarmos com no Criador.

O Rei Salomão é tido como possível homem mais sábio que já existiu, e na sua velhice ele escreve o livro que leva o nome de Eclesiastes, que significa literalmente “O Pregador”,  e nesse livro ele escreve sobre as vaidades da vida. Ao discorrer sobre muitos temas, ele conclui que tudo é vaidade e correr atrás do vento e que de tudo o que um homem pode aprender, refletir e viver, de tudo a suma é “Teme a Deus, por que esse é o dever de todo homem”.

No capitulo 12 ele fala sobre a juventude e a forma como ela passa rapidamente, aconselhando os jovens a dar alegria ao seu coração, sem, todavia esquecer de que de tudo Deus nos pedirá contas. Ao concluir o Capitulo 12, ele nos lembra que não dentro de muito tempo o pó voltará a terra, que o era, e o espirito voltar a Deus, que o deu. Qual o significado disso?

Na vida podemos viver grandes coisas e marcar a história de modo que sejamos sempre lembrados na memória de nossa família, ou de nossa cidade ou até no mundo. O fato é que não temos como evitar o dia da nossa partida. Em um momento, num piscar de olhos, e já não seremos mais.

Quando a bíblia fala sobre a criação do homem, nos ensina que Deus tomou o pó da terra e fez com ele o homem. Soprou nas suas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser “alma vivente”. No momento em que Deus resgatar o folego de vida, começamos a voltar ao que somos, pó.

Isso me trás duas reflexões. A primeira é que não devemos tardar em compreender a brevidade da vida e a segunda é que devemos nos preparar para esse encontro com o Criador, o Senhor Deus.

A Bíblia nos ensina que se crermos em Jesus Cristo, conforme as Escrituras somos salvos por ele, ou seja, recebemos dele perdão dos nossos pecados e vida eterna.

Nos despedimos deixando nossos sinceros sentimentos à Família Prestes, e nossa gratidão a Deus pela vida do agora saudoso José Vitorino Prestes.

Se quiser saber mais sobre as Escrituras Sagradas, visite-nos nos nossos Cultos de Ensino todas as quartas feiras às 19:30 e aos domingos pela manhã às 9:30 e também às 19:30 na rua Darcílio Ferreira da Silva, 208.

Igreja Presbiteriana do Pinhão.

Compartilhe

Veja mais