Por Nara Coelho
Na segunda-feira, 18, o setor de Epidemiologia do município constatou que várias farmácias atenderam clientes com os sintomas de diarreia e vômito, muitas pessoas procuraram o posto de saúde municipal central pelo mesmo motivo.
GRUPO DO WHATSAPP
Para evitar aglomeração no posto central, a epidemiologia criou um grupo de WhatsApp, no qual está um médico e a enfermeira Ana Lourdes, que estão monitorando e orientando as pessoas acometidas pelos sintomas.
Quem apresentar vômito intenso e diarreia aguda deve acessar o grupo de WhatsApp pelo número 42 8403-0800
INVESTIGAÇÃO
A Vigilância Sanitária constatou que o municipio está enfrentando um surto de diarreia aguda, investigando a origem, foram feitas várias coletas de amostra de água em diversos pontos da cidade, realizada inspeção na Estação de Tratamento de Água e também coletado material de alguns pacientes para exames e encaminhado ao LACEN.
ALERTA DA VIGILANCIA SANITARIA
Para orientar as pessoas o setor de epidemiologia emitiu um alerta com orientações à população.
SINTOMAS
As pessoas devem ficar atentas aos seguintes sintomas: cólicas e ou dores abdominais, febre, sangue ou muco nas fezes, náuseas e vômito. Apresentando esses devem comunicar a epidemiologia pelo número do WhatsApp.
CONTÁGIO
O contágio pode ocorrer de forma indireta em contato com água e alimentos contaminados, ou mesmo com utensílios de cozinha e outros objetos como os de uso comum em banheiros.
O contágio pode ser com contato direto com a pessoa contaminada, por exemplo pelas mãos ou com animais contaminados.
PREVENÇÃO
A prevenção é lavar muito bem as mãos com água e sabão antes de se alimentar ou preparar alimentos, utilizar o banheiro, trocar fraldas e voltar da rua. Lavar e desinfetar superfícies e utensílios usados para preparação de alimentos. Evitar alimentos crus e mal cozidos.
Beber somente água filtrada e ou fervida colocando em cada litro de água duas gotas de água sanitária.
As lixeiras devem permanecer sempre tampadas e o lixo deve ser ensacado.