Maria Inêz Walter Levinski, secretária interina de Educação e Cultura | Foto:  Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Em reportagem ao Fatos do Iguaçu, a secretária interina de Educação e Cultura do município de Pinhão, Maria Inêz Walter Levinski, ela contou que o desfile de 7 de Setembro que comemora os duzentos anos de independência do Brasil está sendo organizado.

Setor público e privado foram convidados

Segundo ela, todas as escolas municipais e CMEIS, estarão desfilando, sabemos que para eles o desfile tem um significado especial”.  Também participarão os Centros de Convivência e toda a rede de Assistência Social do município.

Todas as secretarias estarão envolvidas, “Como é um evento grande, teremos o suporte de várias secretarias, outras terão representação no desfile, é um evento que envolve toda a estrutura da prefeitura”.

Escolas estaduais e privadas, associações e organizações não governamentais, Aciap, setor judiciário e poder legislativo também foram convidadas. Participarão aproximadamente 45 instituições.

Valorização da Vida

Devido aos dois anos da pandemia da Covid-19, a equipe da secretaria de Educação colocou como tema central a Valorização da Vida e sub dividiu em 22 subtemas, “Para não ficar repetitivo, os subtemas foram sorteados entre as escolas e CMEi’s da rede municipal. Para as demais instituições convidadas foi dado o tema central e eles são livres para escolher a forma de trabalhar a Valorização a Vida”.

Alimentação para os pequenos

Para os alunos do 1º ao 5º ano, que estão sob a responsabilidade do município, será fornecido um lanche, “Nossas nutricionistas já estão empenhadas em providenciar um lanche para os pequenos e a ideia é dar para todos da rede municipal”.

As fanfarras

Quando se fala em desfile, automaticamente vem à mente as fanfarras. Quem mora próximo das escolas, já está ouvindo no meio da manhã ou da tarde, um barulho diferente, são as fanfarras ensaiando. Nos primeiros toques, muito barulho confuso e desencontrado, mas, com o passar dos dias, o barulho vai ficando harmonioso e encantando.

Inscreva-se no canal do FATOS DO  IGUAÇU  no Youtube  e ative o sininho para acompanhar as transmissões ao vivo.

Segundo Maria Inez, nem todas as escolas tem a fanfarra, mas que o desfile será organizado de forma que todas desfilem ao som de uma. “As escolas que tem fanfarra já iniciaram os ensaios e as que tem fanfarra e não tem quem ensaie, estamos deslocando o professor Osvaldo para realizar o ensaio nessas escolas. Nem todas as escolas municipais tem fanfarra, mas vamos organizar o desfile de forma que todas desfilem ao som de uma fanfarra”.

Os carros alegóricos

A escola ou instituição, associação que desejar, poderá apresentar no desfile um carro alegórico, “Para darmos agilidade ao desfile, solicitamos que cada escola ou instituição apresente apenas um carro alegórico, caso deseje”.

O desfile será de manhã

O desfile iniciará às 9 horas, na rua 7 de Setembro. O palanque será em frente à praça. “O horário foi definido em reunião com os diretores que alegam que para as crianças, de manhã é melhor, por estar mais fresco”.

Dia 8, as escolas têm aula

Inês explicou que, na quinta-feira, 8 de setembro, as escolas funcionarão com aula normal, como está constando no calendário escolar.

Compartilhe

Veja mais