Tenda no Postão onde é feita a triagem | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Redação Fatos do Iguaçu

( reportagem atualizada às 21h31min para inclusão de informações)

A Secretaria de Saúde divulgou nesta noite, (21/05), que já são 764   o número de pessoas que  apresentaram sintomas de doenças diarréicas agudas no município.

Desde domingo,(17 ), quando o Serviço de Vigilância em Saúde recebeu informações das farmácias que muitas pessoas  com diarreia estariam procurando atendimento o número só vem aumentando. Na terça-feira,(19), quando foi emitido  o Alerta Epidemiológico já eram computados 180 casos.

Causas

A Vigilância Sanitária está investigando a origem, foram realizadas coleta de 15 amostras de água da rede de distribuição pela própria SANEPAR e paralelamente foram coletadas 2 amostras de água em pontos estratégicos pela Vigilancia Sanitária Municipal, as quais foram enviadas ao LACEN – Laboratório Central do Estado do Paraná, a previsão que os resultados sejam divulgados na próxima semana

Por orientação do LACEN  da Secretaria da Saúde – SESA, foram feitas  coletas de amostragens de fezes para coprocultura (é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em caso de gastroenterite adulta), bem como foram convocados pacientes para  coleta de sorologia para pesquisa de Arboviroses  (são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).

5ª Regional da Saúde

Técnicos do Serviço de Vigilância em Saúde da 5ª Regional estiveram durante toda a tarde de hoje em diligência nas instalações da Estação de Tratamento de Água, acompanhados dos Técnicos da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde. Levantamentos e apontamentos importantes foram feitos, tanto na ETA quanto na Represa.

Ocorrências do Interior do Município

Segundo informações da Secretaria de Saúde as notificações de casos de diarréia de pessoas do interior do Município estão ocorrendo eventualmente como sempre, normal, o surto é na cidade.

Onde procurar atendimento

Quem tiver sintomas gastrointestinais sem sintomas gripais devem se dirigir ao Centro Municipal de Saúde (Postão), onde serão recepcionados na Tenda para triagem, onde estará disponível o Soro para re-hidratação oral. Também é possível solicitar informações pelo número (42) 9 8403-0800 (whatsApp).

Reportagens Relacionadas:

Vigilância Sanitária emite Alerta Epidemiológico em decorrência de um surto de vômito e diarreia aguda

Dra Magna fala do surto de  diarreia, dos sintomas, dos cuidados que todos devem ter e quando procurar ajuda médica, veja o vídeo

  

 

Compartilhe

Veja mais