Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu
6 jogadores foram selecionados para compor a seleção sub 12 e um para a sub 14, e Tauana será a técnica da seleção sub 12
De 15 a 18 de fevereiro, acontecerá em Foz do Iguaçu, o Desafio das Seleções Estaduais de futsal e Pinhão estará participando com seis jogadores, que foram convocados para a seleção dos Campos Gerais, na categoria sub 12 e um na categoria sub 14. A técnica Tauana Olveira foi convocada para ser a técnica da seleção sub 12 e técnica auxiliar da seleção sub 14.
O Fatos do Iguaçu recebeu na redação os jogadores e a técnica Tauana Oliveira, da Associação XV de Dezembro, para conversar sobre o campeonato estadual de futsal, de 2017, em que eles foram campões estaduais na categoria sub 12, sobre a convocação dos sete jogadores e da técnica.
OS SELECIONADOS
Gabryel Bersch Caldas, Alexandro Luís Francesconi Gotardo, Guilherme Henrique Dengo dos Santos, Igor Amaral dos Santos Scheis, Luiz Guilherme Streski Dalcurtivo e Adriel Guilherme de Moraes, para o sub 12 e Leonardo Matheus Nogueira para o sub 14
Em relação ao campeonato de 2017, eles entraram com muita determinação e disposição para serem campões. ”Em 2016, nós perdemos o campeonato estadual por muito pouco, então entramos nele com sangue nos olhos, quero dizer, focados, com a determinação de fazermos uma ótima campanha e sermos campeões”, declarou Alexandro. Os meninos falaram da alegria de ter trazido a final do campeonato para Pinhão e de jogar com a torcida a favor. “Trazer a final para cá já foi uma alegria, pois isso provava que fizemos a melhor campanha do campeonato. Jogar em casa dá mais responsabilidade, mas é muito bom, bem melhor que com a torcida contrária gritando na orelha da gente, foi tudo muito bom demais, pois conseguimos fechar sendo os campeões, contaram os meninos entre risadas e um pouco de encabulamento.
Indagados se eles eram os melhores, como estavam se sentindo como campões e agora os escolhidos para formar a seleção dos Campos Gerais, eles foram bem pé no chão. ”Não somos os bons, temos muito a melhorar esse ano que passou deixamos escapar o título de um outro campeonato paranaense e tudo é resultado de treino e equipe” responderam os jovens jogadores.
Em relação à técnica, eles disseram que ela é uma boa técnica, que às vezes dá uns gritos com eles. ”Ela é muito boa técnica, às vezes ela grita com a gente, mas é porque às vezes abusamos, brincamos, (risos)”.
Sobre a emoção de serem selecionados, convocados, ficaram pensativos, disseram que não dava pra descrever a sensação. ”A gente queria isso, um dos nossos objetivos é esse jogar na seleção, é muito difícil falar o que a gente sentiu quando ficamos sabendo da convocação, é pra lá de bom”, disseram os meninos.
CAMPEONATO
A técnica Tauana Oliveira explicou que a Liga de Futsal organiza todo ano um torneio que reune os melhores do estado. “Para esse torneio se organizam seleções por região e a nossa é a dos Campos Gerais, que engloba municípios como de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, Candói, indo até Pato Branco e Campo Mourão”. Que participam do torneio a seleção de Curitiba, Maringá e região, Londrina e região, Cascavel e região e mais a seleção do Paraguai.
Para Tauana, um dos motivos desse resultado é o trabalho sério e a continuidade, pois dos seis jogadores, três jogam junto desde o sub 7. “Essa convocação é a realização de um sonho, o projeto foi idealizado pra criar oportunidades para os nossos talentos, então eles estando lá, entre os melhores, mostra a dedicação deles, o resultado do nosso trabalho que é feito por muitas mãos, a alegria é grande, pois foram sete jogadores nossos convocados e com destaque que no sub 12, dos 12 convocados, 6 serão pinhaõenses e um para o sub 14, nós somos um município pequeno, assim, estamos felizes, é o reconhecimento da dedicação dos meninos e do trabalho da Associação”, disse Tauana com visível alegria.