Nos dias 5 e 6 haverá coleta de pneus e resíduos eletrônicos

Por Nara Coelho

A Semana de Meio Ambiente do município de Pinhão acontece de 4 a 9 de julho, iniciando, portanto, numa quinta-feira e indo até a terça-feira da próxima semana. As atividades estão diversificadas, com ênfases nas escolas, porém a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação está contando com a participação da população para o recolhimento de pneus e  resíduos eletrônicos.

ABERTURA

 A cerimônia de abertura da I Semana de Meio Ambiente vai acontecer na quinta-feira, 4, às 9 horas na Câmara de Vereadores.

Na abertura haverá uma explanação do secretário Valter Israel da Silva, sobre a questão do meio ambiente no município.

O lançamento da fanpage do meio ambiente e do desafio do Antes e Depois Ambiental, para apresentação em setembro na Conferência do Meio Ambiente. O diretor do departamento de Meio Ambiente Claudemir Gulak, explicou que aproveitando a ideia lançada de desafio no facebook eles pretendem motivar a comunidade, entidades e ongs a observar o município, as áreas depredadas e que estão servindo de depósito de lixos para que eles tirem foto de como está, façam uma ação readequando aquele espaço de forma a ficar limpo.

 No período da tarde, os escoteiros, um dos parceiros da secretaria na realização da semana, irão em algumas escolas divulgar as atividades da semana e também repassar informações e esclarecimentos sobre a dengue.

 RECOLHIMENTO DE PNEUS E ELETRÔNICOS

Na tarde do dia 5, sexta-feira, as escolas que agendarem irão visitar a UTR, Unidade de Tratamento de Resíduos dos municípios. O agendamento pode ser feito na própria secretaria pelo telefone 3677 1974 ou pelo celular 99829-0956.

Na praça Darci Brolini as agentes de endemias estarão recebendo os pneus e os objetos eletrônicos que as pessoas desejarem descartar.

No dia 6, sábado, na Praça Darci Brolini, os escoteiros estarão recebendo os pneus e objetos eletrônicos, haverá a feira de adoção de animais, organizada pelas ongs Abrace e Adote e Cão Migão  e as agentes trabalharão sobre a dengue. Também será feito um mutirão de limpeza em uma determinada área buscando mostrar à população que qualquer lixo pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue.

Os escoteiros estarão realizando uma gincana sobre o tema de preservação do meio ambiente e buscando envolver a cidade e população.

PNEUS DEVEM ESTAR LIMPOS

 Claudemir explica que resíduos eletrônicos são, entre outros, celulares, sons, rádios, tvs, modens que estão encostados, essa é a oportunidade para se livrar deles.  

Ele lembra que os pneus devem estar limpos, sem barro ou águas.

Para poder fazer a campanha de descarte correto desses resíduos eles fizeram parceria com uma empresa. “Esses resíduos que fazem parte da logística reversa a prefeitura não pode recolher, é proibida por lei, como sabemos das dificuldades das pessoas de se livrarem desse material, buscamos parceria com a empresa E-CIM e Machadinho Pneus, que se dispuseram a vir recolher gratuitamente esses resíduos da população”. Explicou o diretor.

Ele destacou que para os cidadãos não haverá nenhum custo, basta levar lá na Praça, mas se alguma empresa quiser descartar seus resíduos eletrônicos ou pneus deve procurar a secretaria, pois nos casos das empresas há custos.

DOMINGO

Na tarde do dia 7, haverá na praça a continuação da feira de adoção de animais, uma mateada e a exposição de brinquedos reciclados, entre outros.

O diretor de meio ambiente explicou que os escoteiros estão responsáveis pelos brinquedos reciclados, mas que, se alguém da comunidade trabalhar com reciclado e quiser ir expor na praça, poderá fazer tranquilamente. “Esperamos que a população compareça tanto para participar das atividades, como para levar os pneus que estão em casa ocupando lugar e podendo ser criadouros de mosquitos da dengue”, destacou Claudemir.

SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

No dia 8, em parceria com a Copel, será realizado o plantio de mudas em regiões degradadas.

No dia 9 será realizada visita a três agroindústrias sustentáveis do município. “Essas visitas estão abertas para qualquer pessoa da população e para as escolas, estamos pedindo que tanto as pessoas como as escolas agendem a visita na secretaria para podermos nos organizar”. Frisou o diretor.

Claudemir contou que a semana só vai acontecer porque há parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Esportes, ongs, escoteiros, Copel, Conselho do Meio Ambiente, Câmara de Vereadores.

 

Compartilhe

Veja mais