Geada em Pinhão nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025 | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Portal Fatos do Iguaçu

Nesta quarta-feira, 25 de junho de 2025, o município de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná, enfrentou uma das manhãs mais geladas do ano, com sensação térmica de -6,1°C, conforme dados divulgados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A temperatura registrada consolida Pinhão entre os municípios com os índices mais baixos de frio em todo o Estado neste segundo dia da nova onda polar.

A forte massa de ar frio que avança sobre o Paraná fez com que 20 estações meteorológicas, entre as do Simepar e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrassem temperaturas negativas. No topo da lista, General Carneiro atingiu -7,8°C, a menor temperatura do ano até o momento no Paraná, ficando muito próxima do recorde histórico de -7,9°C, registrado em 2021.

Em Pinhão, além das baixas temperaturas, o vento constante intensificou a sensação de frio. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, a sensação térmica no inverno é influenciada principalmente pela velocidade do vento: “Quanto maior o vento e mais baixa a temperatura, maior a sensação de frio”.

Outras localidades próximas também registraram sensações térmicas extremas: Francisco Beltrão chegou a -7,3°C, Entre Rios (Guarapuava) a -6,9°C e Jaguariaíva a -6,3°C.

Apesar do sol durante o dia, as temperaturas devem continuar amenas nesta quarta-feira. A previsão do Simepar indica mudança no tempo já a partir da madrugada de quinta-feira (26), com o retorno da chuva, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, avançando ao longo do dia para o restante do Estado. A chuva contribuirá para a elevação da temperatura, porém o tempo permanecerá instável, com pouca variação térmica.

Para o final de semana, uma nova frente fria está prevista para atingir o Estado, com possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas e até temporais localizados, especialmente nas áreas centrais e de divisa com Santa Catarina.

A previsão do Simepar aponta que, apesar do novo avanço de ar frio, as temperaturas na próxima semana não deverão atingir os mesmos índices rigorosos registrados nesta quarta-feira.

A população pode acompanhar as atualizações da previsão do tempo específicas para Pinhão e outros 398 municípios do Paraná por meio do site www.simepar.br, que fornece informações detalhadas sobre temperatura, precipitação, umidade e vento, além do serviço de Alerta Geada em parceria com o IDR-PR.

Fatos do Iguaçu segue acompanhando o avanço da frente fria e as condições climáticas em Pinhão e região.

Banner Pinhão Park Hotel

Compartilhe

Veja mais