
Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Redação Portal Fatos do Iguaçu com Simepar
O município de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná, registrou -2,3°C nesta terça-feira (24), marcando um dos amanheceres mais frios do ano no Estado. O dado foi divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que apontou que 43 das 48 estações do sistema atingiram a menor temperatura de 2025 até agora, com sensação térmica negativa em 41 delas.
O frio intenso foi provocado pela chegada de uma massa de ar polar que começou a atuar na noite de segunda-feira (23), derrubando as temperaturas em todo o território paranaense. Em Pinhão, assim como em outras cidades da metade sul, o frio veio acompanhado por céu limpo e sol, mas com temperaturas que permaneceram muito baixas ao longo do dia.
Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, “o amanhecer foi gelado em todas as regiões, mas o destaque fica para as cidades da metade Sul do Estado”.
Entre as menores temperaturas registradas no Paraná estão:
-
Distrito de Horizonte (Palmas): -5,2°C (a menor do Estado)
-
General Carneiro: -4,1°C
-
Palmas (sede): -3,5°C
-
Pinhão: -2,3°C
-
Laranjeiras do Sul: -2,0°C
-
Santa Maria do Oeste: -1,6°C
Em Guarapuava, no Distrito de Entre Rios, os termômetros marcaram -2,8°C, com sensação térmica de até -6,9°C.
Geadas e Risco de Nova Onda de Frio
Para quarta-feira (25), a previsão aponta geada forte no Centro-Sul e Sudoeste do Estado, com destaque para as regiões de São Mateus do Sul e União da Vitória. Em Pinhão, as temperaturas devem continuar negativas, mantendo o risco de geada branca e até de geada negra localizada, fenômeno caracterizado pelo congelamento interno da seiva das plantas, com potencial destrutivo para a agricultura.
Na quinta e sexta-feira, o frio diminui um pouco, mas o tempo permanece instável e com possibilidade de chuvas, especialmente na região Central do Estado, onde estão previstos acumulados de até 50 mm.
No final de semana, uma nova frente fria deve provocar outro episódio de temperaturas próximas de 0°C ou negativas, especialmente no domingo.
Informações e Alerta Geada
A população pode consultar dados detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses no site www.simepar.br, que fornece atualizações duas vezes ao dia, além de disponibilizar o serviço Alerta Geada, em parceria com o IDR-PR, com previsões específicas para 24h, 48h e 72h.
Para os moradores e produtores de Pinhão, a recomendação é redobrar os cuidados com a saúde e com as plantações, diante do cenário climático extremo que o município enfrenta neste início de inverno.