Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

O espaço em frente à secretaria municipal de Esporte do municipio de Pinhão/PR, agora tem um espaço todo especial para o leitor.

É uma praça que homenageia o ato de ler, que tem o propósito, segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Aparecida de Oliveira Santos, a Cida Chalegre, de ser um espaço para as pessoas se encontrarem, ler, realizar trocas de livros, curtir momentos culturais.

A entrega à comunidade aconteceu na manhã de sábado, 1 de agosto, “A nossa proposta é levar a leitura para perto das pessoas, é tirar a leitura de dentro das escolas e levar para a comunidade, é mostrar às pessoas que a leitura abre nossos horizontes para as outras áreas”, destacou a secretária.

UMA TROCA DE LIVROS

Devido à pandemia, a entrega do espaço à comunidade foi realizada na presença de algumas pessoas, que receberam o convite para uma troca de livros. “Estamos felizes, é um primeiro passo, a partir dele iremos criando e incentivando as pessoas a criarem novos espaço pela cidade que envolvam a cultura e a leitura, enquanto organizávamos a praça vimos as pessoas chegarem, olharem a estátua, elas expressavam que estavam gostando do que viam, isso mostra que as pessoas querem lugares para vivenciar a arte, a leitura e a cultura”, declarou Danieli Aparecida Lima, diretora do Departamento de Cultura.

UM PRESENTE A UMA JOVEM LEITORA 

Fazendo um ato simbólico em homenagem a todos os leitores do municipio e para estimular a juventude a ler, a secretária entregou à adolescente Ana Luisa Muller Gonçalves, uma assídua leitora, um livro de poesia de Fernando Verissimo.

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Para o prefeito Odir Gotardo, PT, a Praça do Leitor é um chamado de atenção ao conhecimento milenar da escrita e leitura, ”Hoje somos muito seduzidos pelas redes sociais e respostas curtas e rápidas do Google, é muito importante desafiá-las a lerem, a escreverem e a debaterem sobre temas importantes. Esse espaço é um chamado para nos reeducarmos para a leitura e para  escrita, parabéns por essa iniciativa do departamento de Cultura e a toda a equipe da Secretaria de Educação”.  

 Odir destacou que passada a pandemia a proposta é desenvolver muitas atividades no espaço integrando cultura, arte, leitura e a feira dos Produtores Rurais, que segundo ele, é uma forma de expressão cultural, entre elas, a gastronômica.

Confira as imagens da solenidade de inauguração:

Imagens Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Compartilhe

Veja mais