Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A plenária Mario Evaldo Morski, da Câmara de Vereadores de Pinhão, quase lotou na segunda-feira, 13 de maio, com os pais e familiares, diretores e pedagogos das escolas municipais e estaduais e dos vereadores e vereadoras atuais e ex-vereadores para assistirem a posse dos novos vereadores mirins que atuarão por um ano, de maio de 2019 a maio de 2020.

SESSÃO SOLENE

A sessão solene iniciou com a ex-vereadora Anne Elis, eleita pelo Colégio Expressão em 2018,chamando os novos vereadores e suplentes para receber o diploma pelas mãos dos atuais vereadores, do prefeito Odir Gotardo,(PT) e pelo ex-vereador mirim, Luiz Henrique M. Tavares e do ex-vereador Francisco Carlos Caldas, que foi o proponente do projeto que instituiu a Câmara Mirim.

Em seguida, Anne Elis passou a condução dos trabalhos para o vereador mirim eleito,HigorSlash Freitas, o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas,que por ter sido o que recebeu o maior número de votos, 186, presidiu a sessão Solene de Possedos eleitos em 2019. A mesa diretiva foi completada pela vereadora Anna Julya,que assumiu nessa sessão comoprimeira secretária e a vereadora Íris Melissa,como segunda secretaria.

A nova legislatura da Câmara Mirim tem a predominância do femininoentre os eleitos,oito são meninas e três meninos e nos suplentes ficaram seis meninas e cinco meninos. 

COMPOSIÇÃO DA MESA

O  prefeito Odir, o presidente do legislativo Rodrigo Dellê Lima,(PPS) os vereadores Luciano Henrique  Padilha,(PSC) e  Jerson Costa,(PP) o ex-vereador mirim Luiz Henrique e o diretor do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, Fernando Sviercoswski, que representou todos os demais diretores, compuseram a mesa junto com os vereadores eleitos.

Após a composição da mesa, os novos vereadores fizeram o compromisso dos eleitos, que foi pronunciado pelovereador Pedro Camargo Amaral e acompanhado pelos demais.  Em seguida, foi lido o termo de posse pela vereadora Anna Julya.

A TRIBUNA

Todos os eleitos e suplentes utilizaram a tribuna para agradecer a Deus, professores, pais e colegas pelos votos recebidos e pela confiança a eles depositadas, como também declararam que vão buscar dar o melhor de si nas suas atuações como vereadores mirins. A vereadoraAnna Julya Bueno Ida da Silva, do Colégio Santo Antônio, falou do jovem e a cidadania, “Nós, jovens, podemos e devemos exercer a cidadania participando ativamente dos interesses da sociedade, espero que nessa casa eu consiga representar e defender tais interesses, para que juntos possamos alcançar um futuro melhor”.

PRONUNCIAMENTOS

Após o uso da tribuna pelos vereadores mirins, as autoridades se pronunciaram, o diretor Fernando, “A câmara mirim é uma experiência bem interessante dentro das escolas, a eleição proporciona aos alunos vivenciarem um processo eleitoral que se iguala muito ao real. As propostas que eles fizeram durante a campanha são para a Câmara adulta, eles pensam na escola, na cidade. Aproveito para destacar o número de vereadoras na câmara mirim e deixar a questão para refletirmos porque esse número não se repete na câmara adulta” posicionou o diretor.

O vereador Luciano destacou o desafio dos novos vereadores, “O desafio de vocês é de aprendizagem, de aprender o que é a política e como ela serve a sociedade, a nossa proposta é contribuir com a formação dos jovens”.

O prefeito Odir deixou as portas do gabinete abertas para os jovens vereadores. “A câmara mirim mostra a diversidade da nossa comunidade, seja em cores, estilos, pensamentos e isso é muito bonito,ainda mais nesse espaço, onde a diversidade deve permear todos os debates. O gabinete está aberto todos os dias para recebê-los como vereadores ou como cidadãos, seja para tirar dúvidas, fazer sugestões ou cobranças”.

Após a sessão solene foi servido um coquetel aos convidados.

VEREADORES ELEITOS

Escola Municipal  Água Verde

Vereadora: Alany Emanuely Abreu

Suplente: Whashington Jave Oliveira Amaral

Colégio Decisão

Vereadora: Alessia Rita de Almeida

Suplente: Olga Maria Calixtro Krupp 

Colégio Estadual Santo Antonio

Vereadora: Anna Julya Bueno Ida da Silva

Vereador: Halleff da Silva Alves

Suplente: Amanda Caldas

Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas

Vereador: Higor Slash Freitas

Suplente: Isabella Zielinski

Colégio Estadual Professor Morski Evaldo Morski

Vereadora: Íris Melissa da Rocha

Suplente: Izadora Mandziuk de Moraes

Escola Municipal Nossa Senhora da Glória

Vereadora:Karolayne de Fátima Delgado de Matos

Suplente: Eduardo Henrique de Oliveira

Escola  Municipal Frei Francisco

Vereadora:Maria Cássia Antonowicz

Suplente: Maria Gabrieli Aparecida Macedo Pedroso

Escola Municipal Cecília Meireles

Vereadora:Maria Eduarda Brando Barbosa

Suplente: Leonardo Machado

EscolaMunicipal Professora Eroni Santos Ferreira

Vereadora:Nataly Santos Pereira

Suplente: Rayne Othavio Rolão

Escola Municipal Maristela Tussi

Vereador:Pedro Camargo Amaral

Suplente: Rhayssa Yasmin Lima Teixeira

Confira todas as fotos do evento em nossa fanPage

 

Compartilhe

Veja mais