Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu,
Cerimônia contou com a presença do governador Ratinho Junior e marcou o início de um pacote de investimentos em saúde, infraestrutura rural, assistência social e agricultura familiar.
Redação Portal Fatos do Iguaçu com TV Fatos
Pinhão viveu, na tarde desta quinta-feira, 21 de maio de 2026, um momento considerado histórico para o município. Com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, autoridades estaduais, municipais, lideranças políticas e comunidade, foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da futura Maternidade e do Pronto Atendimento Municipal (PAM), além da autorização para o início da pavimentação da Estrada São Roque.
O evento foi realizado no terreno onde serão construídas as novas estruturas de saúde. Durante a solenidade, foi destacado que a maternidade e o PAM representam uma antiga reivindicação da população pinhãoense, especialmente das gestantes que atualmente precisam se deslocar para outros municípios para atendimento e realização de partos.
Nova estrutura de saúde
Conforme apresentado durante a cerimônia, o novo Pronto Atendimento Municipal terá estrutura moderna para urgências e emergências, com seis leitos, dois consultórios médicos e suporte para exames laboratoriais e raio-X. A maternidade deverá fortalecer a assistência materno-infantil, com atendimento humanizado às mães e aos bebês.
O deputado federal Beto Preto, ex-secretário de Estado da Saúde, destacou que a maternidade não será importante apenas para a realização de partos, mas também para atendimentos de urgência durante a gestação. Segundo ele, cerca de 70% dos partos poderão permanecer em Pinhão, enquanto os casos de alto risco continuarão sendo encaminhados para centros de referência, como Guarapuava.
Estrada São Roque
Outro anúncio de grande impacto foi a pavimentação da Estrada São Roque, com cerca de 28 quilômetros de pavimento em concreto. O investimento anunciado é de aproximadamente R$ 47,8 milhões, dentro do programa estadual de pavimentação de estradas rurais.
A obra foi apontada como fundamental para melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar o transporte escolar, garantir mais segurança no deslocamento de moradores e permitir melhor acesso a serviços de saúde e emergência nas comunidades rurais.
Outros investimentos anunciados
Durante o evento, também foram citados investimentos em iluminação pública em LED, barracão industrial, creche do programa Infância Feliz, Casa da Mulher Paranaense e apoio à agricultura familiar, incluindo recursos para a Coaafapi, por meio do programa Coopera Paraná.
“Não é anúncio, é início da obra”
Em entrevista acompanhada pela TV Fatos, o governador Ratinho Junior destacou que o momento não representava apenas o anúncio, mas o início das obras. Ele afirmou que, depois de mais de 60 anos, Pinhão terá a oportunidade de ver crianças nascerem no próprio município, com uma estrutura preparada para atender a população local e comunidades da região.

O prefeito Valdecir Biasebetti agradeceu ao Governo do Estado e afirmou que o lançamento da pedra fundamental simboliza o início de obras aguardadas há muitos anos. Segundo ele, tanto a construção da maternidade quanto a pavimentação rural representam avanços importantes para o desenvolvimento de Pinhão.
A cerimônia também contou com momento ecumênico conduzido pelo padre Tadeuz e pelo pastor Enéas, que abençoaram o local onde será construída a nova estrutura de saúde.,
ASSISTA A CERIMÔNIA:

