Foto: Divulgação/AFP

Assembléia elegeu a nova diretoria da Associação dos Feirantes

Por Nara Coelho

No dia  17 de fevereiro, a Associação dos Feirantes de Pinhão, AFP, reuniu quase que a totalidade dos seus trinta e dois sócios para a realização da assembléia para eleger a nova diretoria e fazer uma avaliação do ano que passou. O novo presidente eleito foi o produtor Leomar Otto Kempf e o vice o produtor João Nestor.

A feirante Ivanira Quevedo da Silva e o presidente eleito estiveram na redação do Fatos do Iguaçu conversando sobre a assembléia e a avaliação que os feirantes realizaram da Feira do Produtor.

SACOLINHAS

Ivanira contou que um dos temas que foi bem debatido foram as sacolas plásticas usadas pelos feirantes que vai contra a proposta da Feira, já que os produtos são orgânicos e eles tem a Bufunfa, que é estímulo para que as pessoas reciclem o lixo, em 2019 eles tentaram algumas ações para introduzir as sacolas retornáveis, mas  o resultado foi mínimo,

“Nosso problema é que as famílias ainda não têm o hábito de carregar a sacola retornável, assim discutimos várias ações visando levar as pessoas a criarem a consciência que a sacola plástica gera mais lixo, que é importante que cada freguês traga sua sacola ou cesta”, detalhou ela.

PONTOS POSITIVOS

Na avaliação, os pontos positivos foram vários, entre eles, com incentivo da feira vários produtores se animaram, se organizaram e legalizaram suas agroindústrias.

Os vinte e dois associados que realizam a feira vem se preocupando e investindo na qualidade e forma de apresentação dos produtos aos fregueses.

A troca de idéias e experiências entre eles tem ajudado cada um a querer melhorar mais.

DIVERSIDADE DE PRODUTOS

Destacando o número de feirantes que cresceu, a quantidade dos produtos e a diversidade, deram como exemplo as frutas, que no sábado havia oito tipos na feira. “A feira vem crescendo, as minhas vendas foram crescendo um pouquinho a cada mês e isso nos estimulou a aumentar a produção e melhorar o atendimento ao freguês”, contou Leomar.

Eles reconhecem que ainda é preciso ter mais produtos e diversidade, “Nós ainda não conseguimos chegar até ao meio dia com a feira, pois a proposta é ter produtos para oferecer aos clientes pelo menos até as onze e trinta, mas vamos chegar lá e essa foi uma tarefa que cada feirante assumiu para esse ano”, declarou Ivanira.

Outro ponto destacado foi a ampliação e cobertura do espaço da feira, dando melhores condições de trabalho e de atendimento aos fregueses.

AINDA TEM ESPAÇO

 Leomar e Ivanira explicaram que a feira tem muito a crescer ainda, que o objetivo é ter feirante na rua inteira, que eles têm vinte e duas barracas para os produtores que desejarem vir participar da feira, “O ideal é termos uns quarenta feirantes, quem começar agora vai para as barracas na rua porque no espaço coberto não cabe mais, mas só vamos conseguir ampliar esse espaço se ampliar o número de feirantes”, frisaram.

PARA INGRESSAR NA FEIRA

Segundo o presidente, para o produtor participar da feira ele precisa ser da agricultura familiar, produzir minimamente sem veneno, ter uma produção agro-ecológica, pagar a joia de associação na AFP, passar a vender na feira, e lembram, se o feirante deixar de fazer a feira por três sábados, perde o direito ao espaço.

EM MARÇO VAI TER FESTA

Em março o programa da Bufunfa completa dois anos, eles pretendem fazer na Feira da Lua, uma comemoração com direito a música, apresentações culturais e um bolo de dois metros.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________

Bufunfa é o programa municipal implantado em 2018 definindo que, os munícipes que realizam a reciclagem do lixo e estão em dia com o IPTU, passam a ter o direito de receber de volta o valor da taxa de lixo através da Bufunfa, que é um tipo de dinheiro que só pode ser gasto na feira. Cada Bufunfa vale uma UFM, que hoje tem o valor de R$ 6,58.

Atualmente 1.209 famílias estão cadastradas. Para se cadastrar é preciso realizar a reciclagem do lixo, ir até a feira com o carnê do IPTU e realizar o cadastro.


                                        

Compartilhe

Veja mais