Equipe do setor de imunização

Na faixa etária de 75 a 79 são mais de seiscentas pessoas

Por Nara Coelho

A variante da Covid-19, que hoje circula em todo o Brasil é de contágio muito mais rápido e de ação mais profunda e rápida no organismo humano.

Por isso, mais do que nunca, manter o distanciamento social, usar máscara nas vias públicas e locais públicos, lavar as mãos várias vezes ao dia e usar o álcool em gel quando entrar e sair dos estabelecimentos comerciais, são atitudes tão essenciais que de fato estão salvando vidas.

A vacina

O enfermeiro Samoel Ribeiro, que coordena o setor de imunização no município de Pinhão/PR, explicou que nesse momento eles estão vacinando pessoas acima de 75 anos.

O Ministério da Saúde repassa em média 13% de doses da vacina referente ao número da população que deverá ser vacinada em cada etapa, por exemplo, a população na faixa etária entre 75 a 79 anos em Pinhão está em torno de 600 pessoas, chegam nos lotes em média 70 vacinas.

A boa notícia é que o fluxo de chegada de vacinas tem sido bom, com lotes de vacina chegando diariamente, “Nossa esperança é que essa situação melhore, pois o Butantã anunciou que essa semana está liberando o seu maior lote de vacinas, 3,3 milhões de doses para o país”.

Idosos de 75 a 89 anos podem tomar a vacina

Os idosos que estão em boas condições de saúde, que não estão acamados, que moram em área que não tem o atendimento dos ACF, Agentes Comunitários da Família, habitualmente chamada pela população de Agentes de Saúde, e que ainda não tomaram a vacina, devem ir até a Sala de Vacinação para serem vacinados.

90 anos acima que não foram vacinados

O s lotes de vacinas já ficam separados de acordo coma s faixas etárias vão sendo vacinadas | Foto: Nara Coelho

Os idosos de 90 anos acima já estão sendo vacinados com a segunda dose.

Famílias que tem idosos acima de 90 anos que não receberam nenhuma dose devem ir até o Posto Central na sala de vacinação para agendar a vacinação, “Podem ter idosos que nós não conseguimos localizar, por exemplo, que moram no interior.  Pedimos aos familiares que entrem em contato, que iremos até a residência desse idoso de 90 acima para vacinar”. 

75 a 89 anos acamados

A maior dificuldade que eles estão tendo é de localizar os idosos na faixa etária de 75 a 89 anos acamados para irem dar a vacina. “Às vezes temos o nome da rua e não tem o número, ou, às vezes chegamos no endereço indicado e o idoso agora está com outro filho em outro endereço”.

As famílias que têm idosos na faixa etária entre 75 a 89 anos, acamados e não foram vacinados, um familiar deve ir até a sala de vacinação para agendar a vacina.

Em 12 abril inicia a vacinação da H1N1

No site do Ministério da Saúde já está o anúncio da Campanha de Vacinação da Influenza H1N1, que iniciará dia 12 de abril e irá até 9 de junho.

Imunização contra a Covid-19 será mantida 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19, as pessoas poderão tomar as duas vacinas.

Intervalo de 15 dias

A única recomendação é que o intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e contra a influenza H1N1 seja de 15 dias.

Quem faz parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, a primeira dose deve ser priorizada e agendada a vacina contra a Influenza.

Compartilhe

Veja mais