Fachada Agência do Trabalhador em Pinhão | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A agência do Trabalhador no municipio de Pinhão/PR, tem registrado um aumento progressivo nos pedidos de seguro desemprego, segundo a coordenadora, Angelita de Lourdes Caldas, por outro lado nesse momento a única oferta de vaga é a de montador de moveis com experiência.

AGÊNCIA PERMANECEU ABERTA

 A agência de Pinhão, segundo a coordenadora, por uma decisão da   administração municipal não fechou durante a pandemia, o que levou as pessoas de municípios próximos terem buscado a Agência do Pinhão para solicitar o seguro desemprego, como Goioxim, Guarapuava, Reserva do Iguaçu e Candoí. Agora as Agências dos demais municípios já reabriram.

 

DE VOLTA A PINHÃO

Outra situação que tem sido percebido com a solicitação do seguro desemprego é o regresso dos pinhãoenses que trabalhavam fora do municipio. Os dados têm mostrado que um número significativo de pinhãoenses que estavam trabalhando em outros estados estão de volta porque perderam seus empregos. No momento do levantamento de dados para esta reportagem, uma senhora que trabalhava há tempos em São Paulo, estava solicitando o seguro desemprego, como foi demitida, ela decidiu voltar ao municipio natal.

OS NÚMEROS

Segundo as informações da funcionária Maria Invés T. Camargo, em fevereiro o número de solicitação de seguro desemprego foi de 85 em fevereiro, quando ainda não havia a pandemia, em março foram 106,  com um aumento de 24,7% em relação a fevereiro, em abril a solicitação cresceu 50,94%, pois foram 160 pedidos e no período de 1º a 13 de maio já entraram 70 solicitações de seguro desemprego.

 

 

 

 

Compartilhe

Veja mais