Santo Antonio será Colégio Civico Militar

O governo do Paraná vai instalar no Paraná 200 Colégios Cívico Militar

Nara Coelho
Por Nara Coelho

Nos colégios cívico-militar a gestão é compartilhada entre a Secretaria de Educação e a de Segurança Pública, a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação, enquanto a gestão administrativa e de conduta ficam com os militares ou profissionais da área de segurança.

Há uma série de discussão sobre essas escolas, uma delas é que, por ser um modelo caro, só haverá algumas unidades, sendo assim já se mostra um modelo excludente.

Os pais costumam gostar do colégio cívico-militar pela sensação de segurança e de disciplina que o modelo impõem aos alunos.

NRE DE GUARAPUAVA TERÁ 6 COLÉGIOS CÍVICO-MILITAR

A Secretaria do Estado de Educação indicou 200 colégios para transformar em colégio cívico-militar.

O NRE, Núcleo Regional de Guarapuava receberá 6. Sendo 3 em Guarapuava e 1 no Pinhão, Reserva do Iguaçu e Turvo.

CONSULTA PÚBLICA

Nas escolas indicadas pela Secretaria, foi realizada uma consulta pública, onde toda a comunidade escolar deveria votar, pais, alunos  maiores de 18anos, professores e funcionários, optando entre o sim ou não pela transformação da escola em colégio-cívico militar.

PINHÃO E RESERVA DO IGAUÇU

O número de votantes foi definido pelo número de alunos, sendo que pais que tinham mais de um filho, teriam direito a votar por cada um , ou seja pais com três filhos na escola votaram três vezes.

Para a consulta ser válida era preciso que cinquenta por cento mais um votassem.

Em Reserva do Iguaçu o colégio indicado foi o  Michel Reydams, que a consulta pública ratificou a indicação com 117 votos pelo sim e 8 pelo não.

A consulta pública aconteceu nos dias 27 e 28, em alguns casos como do Colégio Santo Antonio em Pinhão, não atingiu o número minimo de votantes que seria 432, já que o colégio tem 863 alunos.

Para esses casos a Secretaria estendeu a votação até quinta-feira, 29.

Com o terceiro dia da consulta pública a comunidade escolar do Colégio Santo Antonio, decidiu pela implantação, com 413 votos sim, 47 não e um nulo.

Em Guarapuava, os três colégios indicados, Heitor Rocha Kramer, Mahatma Gandhi e Manuel Ribas também aceitaram a indicação, o mesmo ocorrendo no colégio do município do Turvo, Edite Cordeiro Marques.

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Compartilhe

Veja mais