Avenida Trifon

O trafego na avenida Trifon Hanycz será a primeira tarefa do novo Comutra. | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu)

“Queremos estudar e tomar as decisões com cautela, mas o que for decidido será executado”  Valter.

No dia 08 de maio, o prefeito de Pinhão, Odir Gotardo, (PT) nomeou o novo Conselho Municipal de Trânsito, o Comutra. O conselho tem como objetivo analisar, discutir, ouvir e buscar soluções para as questões referentes ao trânsito municipal.

PRIMEIRA REUNIÃO

Na terça feira, 22, aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação a primeira reunião do Comutra com a nova composição.

O secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, que é o  presidente do Comutra,Valter Israel da Silva, explicou que o Comutra voltou às atividades  e que definiu uma metodologia de atuação, até porque, segundo ele, já ocorreu com certa freqüência em tempos atrás de decisões do Comutra não terem se transformado em ação, “A preocupação é que o Comutra não tome decisões na empolgação, mas de forma criteriosa e estudada”.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Valter explicou que o Conselho vai acolher a demanda da sociedade e esta passará por um diagnóstico que, após analisado, o Comutra vai deliberar sobre a demanda apresentada.

Ele detalhou que o problema apresentado passará por uma fase de estudo, ou seja, ela vai passar por uma avaliação legal, em seguida, serão levantados os prós e contras das medidas a serem tomadas, se de fato a decisão soluciona ou apenas é um paliativo e qual será o impacto dela junto ao todo da comunidade. “Também será considerado se há condições orçamentárias para realizar a medida apontada”, complementou.

Após essa análise, os conselheiros  tomarão a decisão pela efetivação ou não da medida solicitada pela comunidade ou mesmo proposta por um deles.

“Queremos estudar, tomar com mais cautela as decisões, mas o que for decidido será executado e com prazos mínimos necessários para a execução” reforçou Valter.

Ele lembrou que esses estudos e levantamentos deverão acontecer sempre com um prazo de trinta dias quando forem questões simples, e casos mais complexos, o próprio Comutra irá avaliar e determinar um prazo para estudo e posicionamento final do Conselho.

LINK COMUTRA

Para apontar problemas ligados ao trânsito, foi criado um link no site da prefeitura. “Com esse link, queremos criar um canal de diálogo entre o Comutra e a população”, informou Valter.

Para acessá-lo, basta entrar no site da prefeitura; www.pinhao.pr.gov.br , rolar a página inicial até encontrar do lado direito o Comutra, clicar nele, que já vai aparecer o formulário para ser preenchido, que está simples e fácil.

HAVERÁ SEMPRE RETORNO

Valter fez questão de reforçar que é muito importante que as pessoas coloquem no formulário o email, pois toda questão levantada que constar no link terá um retorno do Comutra. Ele lembra que, claro, caso alguém tenha dificuldade em ter acesso a esse canal via internet, poderá realizar diretamente na secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, mas que eles querem estar sempre alimentando com dados esse link para poderem ter um melhor acompanhamento e avaliação do trabalho do Comutra.

QUEBRA MOLAS

Valter lembrou que as pessoas pedem muito por quebra-molas e que eles serão colocados mediante estudos, análises, pois, segundo ele, “Se colocarmos todos os quebra-molas que as pessoas solicitam, fica inviável circular de em Pinhão com automóveis”.

TRIFON HANYCSZ

A primeira tarefa em discussão no Comutra será o tráfego na avenida Trifon Hanycsz. Valter detalhou que será feito um estudo sobre o trânsito na avenida, pois há varias demandas sobre ela, a dificuldade de atravessá-la em horários de pico, a questão das cargas e descargas, do transporte coletivo, entre outras, assim, eles consideraram que deveria ser a primeira tarefa do Comutra.

avenida Trifon Hanycz | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

CANAL ABERTO

E Valter reforçou que há um canal aberto no site da prefeitura para as pessoas apontarem suas preocupações, sugestões, “Lembrando que o fato das pessoas colocarem as suas necessidades lá, não é a garantia que elas serão atendidas, o Comutra fará estudos e tomar uma posição sobre todas as demandas que forem colocadas no link e será sempre observando as conseqüências e o maior número de pessoas beneficiadas”.

Ele agradeceu às entidades que aceitaram o convite parar compor o Comutra, “Agradeço as entidades que aceitaram nosso convite, pois sabemos que o Conselho estava meio desacreditado, mas que agora daremos um novo encaminhamento a ele e às decisões tomadas”.

COMPOSIÇÃO DO COMUTRA

Valter Israel da Silva, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Robson de Paula Mendes, Destacamento da Polícia Militar de Pinhão, André Lichevicz, Defesa Civil, Ivo Hoffmann, da Secretaria Municipal de Administração, Naor Coelho, da Associação Comercial e Empresarial de  Pinhão – ACIAP, os vereadores Lindomar do Nascimento,(PT) e Alexandro Caldas Camargo, (PRP) pelo legislativo, a engenheira  Juliana Lopes Enevan Ribeiro e o engenheiro Luiz Carlos Taborda Ribas e a arquiteta  Elenice Borges Tesseroli  da  Sec. de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação.

Compartilhe

Veja mais