Adilson Santarém,secretário de Administração | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A prefeitura municipal de Pinhão/PR, está com todos os setores administrativos funcionando durante a pandemia e garantindo a segurança dos funcionários, pois eles estão realizando o trabalho de forma remota em suas casas.

TROCA DE SISTEMA

Por mais de uma década o sistema tecnológico que dava sustentação para os trabalhos administrativos e burocráticos da prefeitura, Equiplano, deixou de atender as necessidades, segundo o secretário de Administração Adilson Santarém, “Em conversa com os técnicos dos diversos setores da prefeitura, eles colocaram os problemas que vinham encontrando e que era fundamental ser superados para dar mais segurança, qualidade e agilidade aos trabalhos, bem como maior transparência e por isso decidimos no final de 2019 pela troca do sistema, realizamos uma licitação para buscarmos um programa que atendessem as nossas necessidades e especificidades” explicou.

Além disso, ele contou que em 2015 o municipio assinou um Termo de Ajuste de Conduta, TAC do Ministério Público, em relação ao Portal de Transparência com o sistema antigo, não tinha como atender as solicitações do Ministério. “Hoje, temos todos os dados que o Ministério e a lei da transparência exigem, temos nosso Portal de Transparência”.

PANDEMIA

Ao  optar por um novo sistema, nunca imaginaram que iriam enfrentar a pandemia, mas a troca foi essencial para hoje a prefeitura conseguir manter os trabalhos em dias e os funcionários trabalhando de forma remota, “Hoje, graças a essa troca os trabalhos estão dia, com o antigo sistema, os funcionários não poderiam desenvolver suas atividades de suas casas, inclusive rodando a folha de pagamento e realizando as licitações dentro do isolamento social”. Destacou Adilson.

SEGURANÇA e ECONOMIA

Com a troca do sistema, o investimento ficou no mesmo valor do que era investido no antigo, e ainda inserido mais dois módulos, o da procuradoria e dos processos digitais e todos os setores estão integrados.

Com o sistema Elotech, tudo é arquivado na nuvem, promovendo uma maior segurança. Como os dados não são armazenados em servidores, o sistema não corre o risco de ser atacado por um hacker e nem há a necessidade de estar investindo em equipamentos mais modernos ou com maior potencial, “Com esse sistema estamos tendo economia, maior segurança e transparência dos atos administrativos” ressaltou Adilson, lembrando que como o sistema é integrado, há economia de papel e até mesmo de combustível. 

 Alguns ajustes ainda precisam ser feitos buscando atender as especificidades de cada setor, mas o novo sistema já foi aprovado pelos técnicos dos diversos setores da prefeitura.

PROTOCOLO ELETRÔNICO

Com o novo sistema a prefeitura está conseguindo implantar o protocolo eletrônico. No primeiro momento, para as ações internas da prefeitura, com  previsão para logo ser também externo, “Com o protocolo externo muitas solicitações dos diversos setores que hoje o cidadão precisa vir até a prefeitura solicitar, ele poderá fazer de sua casa”. Afirmou Adilson.

AMPLIAÇÃO DE VELOCIDADE DA INTERNET

A prefeitura também trocou o sistema de acesso à internet ganhando mais velocidade e diminuído custos, “Implantamos Wi-Fi na praça Darci Brolini, São Cristóvão e da Vila Caldas para as pessoas terem acesso à internet de forma gratuita”.

TELEFONIA INTEGRADA

A administração também optou por implantar internamente o sistema de telefonia VolP, que se processa pela internet, “Com a implantação dessa telefonia estamos economizando em torno de R$ 10.000,00 por mês”.

Compartilhe

Veja mais