Foto: reprodução/facebook

Por Nara Coelho

Na quinta-feira, 11 de junho, a igreja católica celebra Corpus Christi, que vem do latim, Corpo de Cristo. Nesse dia os católicos celebram o sacramento da eucaristia, que para eles é o mais importante sacramento.

É tradição nesse dia os cristãos fazerem tapetes ornamentais nas ruas para a passagem da procissão que homenageia a hóstia sagrada.

Com a pandemia da covid-19, essa tradição ficou inviável e cada paroquia está se adaptando ao momento. 

PINHÃO

A paroquia Divino Espírito Santo, em Pinhão/PR, decidiu pela realização de dois horários de missa e realizará ao final de cada uma delas uma carreata.

Às 8h30min haverá missa na igreja matriz e nas capelas São Cristóvão e Perpétuo Socorro. Às 15 horas as missas serão na igreja matriz e nas capelas Santo Expedito e Santa Rita.

DOAÇÃO DE AGASALHOS

A paroquia está solicitando a doação de agasalhos, que serão utilizados na confecção de um tapete nos corretores da igreja matriz no horário das missas e que serão doados logo após.

A TRADIÇÃO

A eucaristia é para os católicos reviver o momento da última ceia realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa em respeito à ordem de Cristo, assim compreendida por eles de consumir o pão e o vinho em sua memória. Para eles, na eucaristia ocorre a transubstanciação, no qual hóstia e vinho, após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo. A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira, pois a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira.

Reserva do Iguaçu:

A celebração do Corpo de Cristo no município de Reserva do Iguaçu devidoà pandemia do novo Coronavírus COVID-19. A paroquia Nossa Senhora do Belém decidiu que não acontecerá a tradicional procissão, haverá apenas uma missa às 10 horas no Santuário do Passo da Reserva.

 

 

Compartilhe

Veja mais