Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Um Clube para os jovens despertarem seus potenciais

Por Nara Coelho

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países com mais de 1 milhão e meio de participantes. Existem oficialmente desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar do movimento.

PINHÃO

Mesmo sendo um domingo chuvoso, o dia 28 de abril aos poucos, os pré-adolescentes e jovens foram chegando à quadra do Colégio Estadual Professor Mário Evaldo Morski para o primeiro encontro dos Desbravadores.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Pinhão decidiu implantar o Clube dos Desbravadores, no qual meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, religião, reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Juntos com adultos que os orientam, realizam atividades ao ar livre como acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas. Desenvolvem habilidade à disciplina através de ordem unida e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Aprendem a trabalhar em equipe,a serem úteis à comunidade.Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria.

Lílian Bueno e o marido Gerson da Silva Mayer já tem experiência desde 2016 com o Clube em Ponta Grossa, onde moravam anteriormente, fazem parte da diretoria, contou que eles já tinham vinte e três jovens escritos para formar o Clube dos Desbravadores de Pinhão, que recebeu o nome de Remanescentes.

“Ele é um programa da igreja Adventista, mas aqui no Desbravadores, não trabalhamos os ritos da igreja, mas os valores, a proposta é dar ao jovem um lugar para ele vivenciar boas, divertidas e saudáveis experiencias e fazer ótimas amizades” frisou Lílian.

Os jovens com mais de 15 anos também podem participar, pois a partir dessa idade existem algumas funções que é de auxilio ao grupo dos Desbravadores menores.

FAISÃO DOURADO

Como o Clube de Desbravadores Remanescentes está iniciando os Desbravadores Faisão Dourado de Guarapuava, esteve no primeiro encontro para auxiliar na implantação do Clube e mostrar as regras, símbolos, uniformes e como se organiza um Clube de Desbravadores e sua hierarquia.

INTERESSADOS

Quem desejar participar do Clube dos Desbravadores pode procurar qualquer um dos diretores do Clube do Pinhão, que são ela e o esposo a Clara Ferreira, Hebert Maciel Henschel, o Beto, Natali Amaral Martins Henschel e Luana Amaral Martins.

Os jovens interessados ou os pais que quiserem conhecer mais de perto e tirar suas dúvidas sobre os Desbravadores pode se dirigir à quadra do Colégio Morski aos domingos das 9h às 11h30 minutos que eles estarão lá.

“Os encontros são sempre aos domingos e temos apenas uma folga por mês, em maio será no domingo que é o dia das mães”, explicou a diretora.

Compartilhe

Veja mais