Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A Associação Comercial e Empresarial de Pinhão  inaugurou na sexta-feira, 29 de novembro,  a Galeria dos Presidentes.

A cerimônia foi aberta pelo vice-presidente Olivo Depares, que agradeceu a presença de todos e em especial da esposa e filhas do primeiro presidente da Aciap, o senhor Osvaldo Fernandes de Paula, o Dico, in memoriam, e leu o agradecimento pela lembrança e justificativa pela ausência, enviada pelo ex presidente da Aciap Oldacir Rech.

O presidente Naor Coelho, em seu discurso, ressaltou que a proposta com a galeria era de homenagear os que estiveram  à frente da casa do empresário pinhãoense, e ressaltou que a história da Aciap é uma história que deve ser preservada. Ele também destacou em pesquisa realizada no jornal Fatos do Iguaçu pôde perceber o quanto a Aciap ao longo dos seus 33 anos se fez presente na vida da comunidade, da instalação do telefone celular, criação da secretaria de indústria e comércio, discussão na ligação asfáltica da PR 459,Fórum Permanente de Desenvolvimento, Campanha SOS Pinhão, Festa do Pinhão, recentemente, na criação da Lei das Feiras Itinerantes, entre outras tantas atividades.

Ele enfatizou que a Galeria dos Presidentes foi uma proposta da ex-presidente Vera Diana Tomacheski, que ele estava concretizando a proposta que foi aprovada por unanimidade pela diretoria da época.

Aproveitou a oportunidade para propor que seja feito pela próxima diretoria um trabalho de levantamento dos documentos dos 34 anos de nossa entidade que completa em 2020 e que se crie um espaço especial para guardar esse material.

Naor parabenizou as mulheres, “Aproveito para parabenizar a participação das mulheres na direção de nossa entidade, se compararmos com nossa madrinha de fundação, a  ACIG, que tem mais de 60 anos, apenas uma mulher  esteve no comando, enquanto que em Pinhão já tivemos 5”.

Ele encerrou ressaltando que a Aciap hoje está em sede própria, está muito bem estruturada, com reconhecimento social e com uma diretoria consolidada e tudo isso foi sendo construído aos poucos por todos que o antecederam e por isso a importância de registrar a contribuição de cada um e sua equipe, “Queremos que cada visitante que entrar nessa sala saiba  quem fez e faz a história de nossa Associação Comercial e Empresarial de Pinhão”.

A ex-presidente Vera, falou do orgulho que sente de ter estado à frente da Aciap, ”Por questões diversas acabei tendo uma passagem curta como presidente da ACIAP, mas me orgulho muito de ter sido presidente dessa Associação, pois sei o quanto ela é importante para o município e na época fiz a proposta da criação da galeria porque a história da Aciap tem a contribuição de muitos e considero importante registrar essa contribuição”.

A filha do seu Dico, Juliana de Paula Francisconi, falou em nome da família, “Estamos emocionadas, e agradecemos por essa homenagem ao nosso pai, que sempre foi comerciante, sempre lutou muito pela associação, nos orgulhamos muito dele e de seu legado, e temos certeza que lá onde ele está nesse momento ele está muito feliz por essa lembrança e homenagem”.

A cerimônia foi prestigiada por diretores da Aciap, empresários e pela ex-presidente Zeneida de Matos. Após o descerramento das fotos da galeria os convidados degustaram um coquetel. 

Compartilhe

Veja mais