Reunião ocorreu no início da tarde desta terça-feira (2).. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A segunda edição da Caminhada do Meio-Dia, evento integrante da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, acontecerá em 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A iniciativa ocorrerá em diversas cidades do Paraná, com uma grande concentração em Curitiba, partindo da Praça Santos Andrade ao meio-dia.

A ação foi discutida pela Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná com a deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte, Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Durante a reunião, a secretária destacou a importância do evento para honrar as vítimas e apoiar seus familiares, além de promover a conscientização sobre a violência contra a mulher.

“O Paraná está entre os três estados que mais mata mulheres no Brasil”, lamentou Leandre, ressaltando a necessidade de engajamento de todos para combater essa realidade. Ela apontou que, apesar do alto número de denúncias, isso reflete um aumento na coragem das mulheres em denunciar e a existência de uma rede de apoio em aprimoramento contínuo.

A líder da Bancada Feminina, deputada Mabel Canto (PSDB), e outras parlamentares presentes, enfatizaram a importância da mobilização, lembrando que a data foi estabelecida por uma lei aprovada na Assembleia. “As leis são aprovadas na Assembleia e o Governo deve cumpri-las”, afirmou a secretária Leandre.

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi criado pela Lei 19.873/2019, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB), em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018. A lei visa unificar ações de combate à violência doméstica e feminicídios em um “Dia D”.

A Caminhada do Meio-Dia em Curitiba terá concentração a partir das 11h30 na Praça Santos Andrade, com um trajeto pela Rua XV de Novembro até a Praça Osório. Haverá uma grande badalada dos sinos das igrejas às 12h, chamando atenção para a causa. Cartazes, balões e faixas serão exibidos, mas não haverá discursos.

A secretária Leandre espera uma participação ainda maior neste ano, após o sucesso do evento anterior, que contou com adesão de mais de 70 municípios. A ação já tem o apoio de diversas Secretarias do Governo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de clubes de serviço como Lions e Rotary, instituições religiosas, e entidades da sociedade civil como o Conselho Estadual da Mulher.

Com informação da ALEP


Compartilhe

Veja mais