Foto: AEN PR

Por Nara Coelho

Na quinta-feira, 2 de abril, o secretário de Educação e Esportes do Paraná, Renato Feder, com membros da sua equipe fez uma live para anunciar o retorno das atividades escolares na rede estadual, que acontecerá no sistema EAD, ou seja, à distância, destinada aos profissionais que atuam na SEED, nos Núcleos Regionais de Educação e diretores das escolas, mas acabou tendo a participação de professores e mais pessoas.

Já no início o secretário explicou que o recesso escolar de julho, que havia sido puxado para esse momento devido à pandemia do coronavirus, havia terminado, que assim, após consultar o Conselho Estadual de Educação, decidiram pela reabertura das aulas, mas pelo sistema EAD. O Conselho de Educação, na sua resolução que diz sim à proposta do ensino à distância apontou alguns critérios e fez a exigência que o critério da universalidade fosse garantido.

EMPREGOS GARANTIDOS

Sobre os boatos de que haveria demissões dos professores PSS, o secretário foi enfático, “Não haverá nenhuma demissão, para realizar as aulas, mesmo à distância, vamos precisar de todos nossos professores da rede, eles serão os protagonistas de toda essa proposta, serão os autores do processo ensino aprendizagem”.

Renato também destacou que é uma proposta que está em construção, por isso passível de erros, “Não é perfeita, vai ter problemas na concepção e na execução, mas ela é consistente e abrangente”.

Ele também disse que ao realizar as aulas à distância, quando a pandemia for controlada e ao retornarem as aulas presenciais normais não haverá necessidade de reposição.

As escolas e modalidades que não conseguirem se enquadrar nesse sistema por causa dos instrumentos utilizados, serão analisadas caso a caso, e muito provavelmente essas sim terão que realizar a reposição. Porém, o sistema em EAD abrangerá noventa por cento dos alunos da rede estadual.

Nas redes municipais a equipe da secretaria, explicou que eles ainda irão discutir para ver como ficará, pois são muitos municípios e com realidades bem diferenciadas.

ESCOLAS PARTICULARES

O secretário informou que a resolução determinará a legislação para essa proposta da rede estadual também regulamentará as aulas em EAD da rede privada.

VEJA OS PONTOS CENTRAIS DA PROPOSTA

Aulas Ministradas Por Canais de Televisão: professores credenciados irão ministrar as aulas por canais de da TV aberta, foi escolhido esse caminho pois a televisão é presença em todos os lares.

Serão três canais, um para as aulas dos 6º e 7º anos, um para o 8º e 9º ano e um para o Ensino Médio.

Aplicativo Aula Paraná: esse aplicativo poderá ser baixado tanto nos smartfones com sistema Apple ou Android, e o aplicativo é gratuito, não interferindo no plano de dados dos alunos, ou seja, mesmo sem créditos no aparelho será possivel acessar o aplicativo.

O aplicativo deverá estar disponível para ser baixado já na próxima semana.

No aplicativo haverá o ensalamento de cada turma, ou seja, o aluno que estuda no 8º ano do Colégio Mario Evaldo Morski, do municipio de Pinhão, ao colocar seu CGM, seu número de identificação de matrícula, irá encontrar um grupo com todos seus colegas de sala e professores.

Os professores acessarão as turmas com seu número de RG e senha recebida pela SEED. Os professores deverão tirar dúvidas, propor atividades, realizar chats de discussão dos temas das aulas que serão as já determinas nas propostas curriculares. Como ele vai funcionar no estilo ao Whats App, o professor e somente o professor poderá participar em mais de uma sala concomitantemente.

Google Classroom: Nessa ferramenta também haverá o ensalamento por turmas, e como ela é mais completa, além de desenvolver várias atividades com as suas turmas os professores também realizarão avaliações.

No ensino profissionalizante na parte da base comum das disciplinas os alunos estarão integrados no sistema, a equipe ainda discute como será feita a parte específica de cada curso. As turmas dos CEEBJAS também entrarão no sistema EAD.

Nas aulas transmitidas pela Tv haverá professores intérpretes de Libras.

Encerrando, o secretário afirmou que a proposta está em discussão e que a formatação final através da minuta da resolução e da de credenciamento dos professores que darão as aulas na Tv, estarão disponíveis para sugestões dos profissionais da educação da rede, e contando muito com essas ideias e sugestões.

A live pode ser assistida na íntegra no site: http://www.educacao.pr.gov.br/

Compartilhe

Veja mais