A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 30 de junho | Foto: Divulgação Sesa

A Secretaria da Saúde do Paraná divulga hoje (19) novo informe epidemiológico do sarampo e não há registro de novos casos nos últimos 49 dias.

Redação Fatos do Iguaçu com Sesa

O boletim desta semana soma 1.280 confirmações para a doença desde agosto do ano passado, quando começou o monitoramento. Em comparação ao total de casos confirmados no último informe (de 04/06) a diferença é de 104 casos, mas são confirmações de amostras coletadas em períodos anteriores, que estavam em processamento e, desta forma,  não são considerados casos novos.

“São necessários mais 45 dias sem registros de novos casos para que o Paraná saia da situação de surto do sarampo”, explicou o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.

“Neste momento ainda temos a circulação do vírus que transmite a doença. Por isso o alerta é sobre a importância de estar protegido; estamos nos últimos dias de campanha nacional de imunização e vacina é a única forma segura de prevenção”, complementou o secretário.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 30 de junho, direcionada para o público de 20 a 49 anos de idade. A população-alvo deve estar atenta em relação às ações de vacinação programadas pelos municípios.

“Desde o início desta etapa da campanha, em março, abastecemos todas as cidades com as doses da vacina e, neste momento de pandemia, a recomendação da Sesa é para que as secretarias municipais promovam ações de vacinação fora das unidades de saúde, em locais mais amplos, evitando as filas e aglomerações”, informou a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.

   

 

Compartilhe

Veja mais