Foto: Divulgação/Seab

Redação Fatos do Iguaçu com a Seab

______________________________________

Os governos do Paraná, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), e de Santa Catarina, representado pela Epagri e pelo Instituto Federal, firmaram um acordo de cooperação com a Embrapa para a criação de um ambiente de inovação voltado às cadeias produtivas agropecuárias. O protocolo de intenções foi assinado em Curitiba nesta sexta-feira (25).

O projeto, denominado Hub-Canoinhas, abrangerá 35 municípios do Paraná e 14 de Santa Catarina, com foco no desenvolvimento e transferência de tecnologia. A iniciativa será coordenada a partir da Estação Experimental da Embrapa, localizada em Canoinhas (SC).

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou a importância da cooperação entre os estados e instituições envolvidas. “É fundamental trabalharmos juntos para superar desafios comuns e reduzir o distanciamento tecnológico”, afirmou.

Objetivos e Cadeias Produtivas

Um grupo de trabalho com representantes das instituições envolvidas identificou as principais necessidades dos pequenos produtores em sete cadeias produtivas: pecuária de corte e leite, hortaliças, fruticultura, suinocultura, avicultura, florestas, apicultura e grãos. Além disso, três temas transversais também foram definidos: conservação de solo e água, empreendedorismo e sucessão familiar, e agregação de valor na agroindústria familiar.

Para Clênio Pillon, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, o trabalho em territórios específicos permitirá um entendimento mais profundo das necessidades locais. “A parceria e o compartilhamento de conhecimentos garantem resultados mais rápidos e eficientes”, explicou.

Desafios Regionais

Nelson Feldberg, coordenador técnico da Estação Experimental da Embrapa em Canoinhas, ressaltou que os municípios atendidos pelo hub estão situados no raio de atuação da estação, que servirá como polo de inovação. No Paraná, os 35 municípios abrangem 14% da área do estado e 8,4% da população, com a maioria registrando um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual. Em Santa Catarina, os 14 municípios cobrem 10,9% da área do estado, com apenas três deles apresentando IDH acima da média catarinense.

“Esses são desafios do meio rural que só podemos enfrentar com a união de nossas competências”, destacou o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Parcerias de Longa Data

Altair Sebastião Dorigo, diretor-presidente substituto do IDR-Paraná, destacou a longa parceria entre o IDR-Paraná e a Embrapa, iniciada nos tempos do Iapar e Emater. “Sempre estivemos alinhados com o objetivo de promover o desenvolvimento rural no Paraná”, afirmou.

Dirceu Leite, presidente da Epagri, enfatizou a importância da união entre pesquisa e extensão para o desenvolvimento do planalto norte catarinense. A diretora do Instituto Federal de Santa Catarina, Josiane Lima dos Santos, reforçou que o trabalho conjunto beneficiará diretamente os produtores da região.

Próximos Passos

Com a assinatura do protocolo, as equipes trabalharão na regulamentação do hub e na criação de uma governança estruturada, incluindo câmaras temáticas e conselhos com a participação de agricultores familiares. A Estação Experimental da Embrapa em Canoinhas também receberá investimentos em infraestrutura para intensificar pesquisas e desenvolver novos materiais genéticos.

O projeto é visto como uma grande oportunidade de fomentar a inovação no setor agropecuário dos dois estados, promovendo maior integração e fortalecimento das cadeias produtivas regionais.

Compartilhe

Veja mais