A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (17) uma campanha para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV. A ação, que conta com apoio dos municípios, busca imunizar 216.697 jovens que ainda não receberam a vacina, essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.
A ampliação dessa faixa etária é excepcional e válida apenas pelos próximos três meses. A vacina contra o HPV continua disponível gratuitamente no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
A medida foi anunciada durante a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), em Foz do Iguaçu, com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).
“Essa é uma oportunidade para quem perdeu o prazo. O Paraná segue promovendo campanhas para aumentar a cobertura vacinal”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Esquema vacinal e cobertura
Desde março de 2024, o Ministério da Saúde recomenda dose única para o HPV. No Paraná, a cobertura vacinal em 2024 foi de 97,12% para meninas e 87,17% para meninos de 9 a 14 anos. Nos primeiros meses de 2025, houve queda nos índices: 81,59% para meninas e 72,77% para meninos.
A vacinação contra o HPV também está disponível para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de abuso sexual, entre 9 e 45 anos.
O câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 17.010 novos casos anuais no triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A vacinação é uma das principais estratégias para eliminar a doença até 2030, conforme plano da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).