Rev. Sandro

A busca da felicidade sempre foi um dos grandes anseios do ser humano. É por isso que livros e mais livros são escritos sobre a busca da felicidade. Um dos grandes insucessos pela busca da felicidade está justamente em receitas que colocam o ser humano como se fosse um super-humano, os jargões “você pode”, “você é o máximo”, e um tal de “ligue o …”, ou ainda, os passos para ser bem-sucedido, para ficar rico, enfim, a lista é longa.

É claro que o ser humano é um lutador, sua vida, suas conquistas estão repletas de lutas, o problema é quando essa luta leva o ser humano a ignorar os outros e pensar apenas em si mesmo, vivendo uma vida autocentrada, achando que isso na prática vai fazer com que ele seja feliz. Eu e você conhecemos pessoas, bem-sucedidas que não são felizes, outros que nos surpreendem com atitudes e falas de alguém que não ama a vida. Infelizmente muitos aparentam uma felicidade que é só fachada, mas para não parecerem infelizes, postam fotos e frases que mostram uma felicidade fake.

A Bíblia Sagrada nos ajuda a compreender algumas lições bem práticas e essenciais para quem ama a vida e quer ser feliz. Para começar lá em I Pedro 3. 10-12, nos mostra que, para ser feliz, precisamos em primeiro lugar, precisamos cuidar para que não saia maldade de nossa boca. É contraditório alguém afirmar que é feliz, mas só vive falando bobagem. A pessoa feliz é reconhecida inclusive pelo que sai de sua boca. Se da sua boca saem maldade, palavras que não edificam ninguém, antes, denigrem o outro, reclamam de tudo, isso significa que é infeliz. Quando saem palavras de bem de sua boca, seu relacionamento ganha, sua família ganha, seu trabalho ganha, enfim você ganha. Outra lição para quem quer ser feliz é apartar-se do mal e fazer o que é bom.

Quem de fato deseja ser feliz, deve lembrar que fazer o que é ruim, não traz felicidade, embora as vezes pareça, que enganar os outros, prejudicar o próximo, tentar levar vantagem sobre o outro, te leve a ter sucesso, na verdade isso só traz complicações, destruição. Mal e felicidade não caminham juntos, agora mal e tristeza, caos sim. Fazer o que vale pena, o que é bom, caminha junto com a felicidade, com a alegria de viver. A última lição para quem ama a vida e quer ser feliz, está no buscar a paz, paz essa que não simplesmente vem até nós, mas que precisamos busca-la. Há muitos lares que vivem em pé de guerra, há muitas pessoas que não tem paz em seu lar, pois bem a boa notícia é que a paz, a harmonia pode ser restaurada, mas precisa ser buscada, primeiramente em Deus e é claro você precisa lutar por isso, manter isso.

Sem paz sem alegria, sem amor a vida. Paz é mais que um estado do espírito é você semear essa paz nos relacionamentos, é você jogar água em meio a um caloroso conflito, para ter paz, e não jogar um galão de gasolina para ver tudo explodir. A Bíblia vai nos mostrar que Deus quer nossa felicidade, isso significa que podemos buscar Nele a força, a ajuda, a direção para sermos felizes, homens e mulheres que amam a vida e que a entendem como um presente divino.

Que Deus nos ajude a cumprir esses desafios para que possamos sempre, amar a vida e viver dias felizes.

Rev Sandro – Pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão.

Compartilhe

Veja mais